
O Governo do Tocantins recebeu, na quarta-feira, 3, do Ministério da Saúde (MS) o primeiro lote de 6.159 doses do imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) iniciou a distribuição aos municípios do estado. Com isso, as secretarias municipais de saúde do Tocantins já iniciaram a retirada dos imunizantes nos polos de distribuição da Gerência de Imunização Estadual para o abastecimento das Salas de Imunização, para o início imediato das vacinações.
Gestantes a partir da 28ª semana sem restrição de idade são convidadas a comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) com a Caderneta da Gestante, para serem imunizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contra o VSR, patógeno que ataca as vias aéreas, principalmente de crianças e recém-nascidos, causando infecções respiratórias agudas como a bronquiolite.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, afirmou que a imunização é muito importante para a proteção dos bebês. "Destacamos o empenho dos municípios em buscar as vacinas e disponibilizar para a população, pois esse trabalho integrado faz toda a diferença para a saúde materna e infantil”, reforçou.
“Convidamos todas as gestantes para vacinar contra o vírus sincicial respiratório. A vacina pode ser aplicada juntamente com outras vacinas recomendadas para a gestante, como a da hepatite B e demais imunizações”, afirmou a gerente de Imunização substituta da SES/TO, Marli Jerônimo.
Eficácia da vacina
Disponibilizada no Brasil em dezembro de 2025, a imunização já está incluída no Calendário de Vacinação da Gestante, visando à promoção da saúde através da proteção imediata da vacina. Segundo o MS, o vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. Até 22 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus.
Desses casos, a maior concentração de hospitalizações ocorreu em crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada por VSR no período.
A eficácia do imunizante foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse: a vacinação materna demonstrou potencial de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR em bebês durante os primeiros 90 dias (três meses) após o nascimento.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°