
O Governo do Tocantins conquistou pela primeira vez o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando 99,18% de índice de transparência. O avanço reflete o novo modelo de gestão adotado pelo Governo, por meio de ações integradas promovidas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Com esse resultado, o estado se torna referência em transparência da Região Norte. A premiação foi entregue durante a apresentação do levantamento do Radar Nacional de Transparência Pública, no IV Congresso Internacional de Tribunais de Contas, em Florianópolis/SC, nesta quinta-feira, 4.
O governador Laurez Moreira estabeleceu a transparência como prioridade desde que assumiu a gestão. Desde então, o governador destacou que era inadmissível que o Tocantins figurasse entre as últimas posições de transparência do país, reforçando a necessidade de modernizar sistemas, organizar informações e garantir acesso claro, atualizado e confiável à população.
O Governo segue promovendo a transparência ativa, isto é, aquela por meio da qual são disponibilizados dados de forma espontânea, independentemente de solicitação. Dentre as ações destacam-se a implantação do Painel de Diárias, lançado em outubro deste ano, e a ampliação e a modernização do Portal da Transparência. Além disso, passou a disponibilizar informações em tempo real, com linguagem acessível e visual mais intuitivo.
O governador Laurez Moreira destaca que a transparência não é um ponto de chegada, é um compromisso permanente com respeito ao dinheiro público. "Receber o Selo Diamante em Transparência Pública é uma conquista histórica para o Tocantins e representa muito mais do que um prêmio. É a confirmação de que estamos construindo um novo modelo de gestão, baseado no respeito ao dinheiro público, e restabelecendo a confiança da população. Quando assumi o governo, encontrei um estado nas últimas posições do país em transparência. Desde o primeiro dia, digo que isso era inadmissível e, assim, determinamos mudanças profundas, modernizamos sistemas e unimos todas as secretarias em torno do compromisso de tornar o Tocantins uma referência nacional em transparência. O Tocantins merece uma gestão moderna, ética e responsável, e é isso que estamos entregando", frisa o governador.
O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Murilo Centeno, que representou o governador na cerimônia, reforçou que o resultado é fruto direto das novas ações de inovações adotadas pelo Governo. “A orientação do governador foi objetiva: elevar o Tocantins a um novo patamar de transparência. Organizamos a casa, revisamos bases de dados que ainda estavam em papel, modernizamos sistemas e orientamos todas as secretarias a ampliarem a disponibilização de informações”, ressaltou.
Segundo o secretário, as equipes técnicas trabalharam de forma integrada para atualizar plataformas, corrigir falhas, padronizar dados e criar mecanismos que até então não existiam no estado. O Painel de Diárias, por exemplo, se tornou um diferencial importante, trazendo mais visibilidade, segurança e rastreabilidade às informações. Com a conquista do Selo Diamante, o Tocantins consolida um novo padrão de administração pública, sendo reconhecido nacionalmente pela transparência, pela governança e pelo compromisso com a ética. “Agora, a meta é avançar ainda mais, ampliando a oferta de dados abertos, aprimorando sistemas e fortalecendo a confiança da população no trabalho do Estado”, enfatizou o secretário Murilo Centeno.
Transparência em foco
O Tocantins alcançou 99,18% de índice de transparência, comprovando que planejamento, seriedade e trabalho integrado geram resultados. “Este é apenas o começo, seguiremos trabalhando para ampliar o acesso às informações, fortalecer o controle social e garantir que cada cidadão tenha clareza sobre como o governo aplica os recursos públicos”, pontua o governador Laurez Moreira.
O Radar Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros (TCs), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com os objetivos de fortalecer e promover a transparência, além de incentivar o aprimoramento dos portais públicos.
A avaliação completa pode ser consultada na página oficial doRadar da Transparência Pública.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Adapec intensifica prevenção à praga vassoura-de-bruxa na mandioca durante período chuvoso no Tocantins
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública participa de workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas 2025
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior Mín. 21° Máx. 34°