
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) estará presente na programação do Tocantins Presente, que será lançado pelo governador Laurez Moreira, na sexta-feira, 5, em Miracema do Tocantins. A ação será realizada em frente à Câmara Municipal, no bairro Dona Filomena, das 9 às 17 horas, com continuidade nos dias 6 e 7 de dezembro, levando à população uma série de serviços essenciais do Governo do Tocantins.
Durante os três dias de evento, a SES-TO ofertará atendimentos por meio da Carreta do Hospital de Amor, com serviços voltados à saúde da mulher, além de testes rápidos, consultas nas especialidades de ortopedia e pediatria e a emissão das carteiras de identificação para pacientes com fibromialgia e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também serão realizadas palestras educativas e haverá a presença de técnicos da Vigilância Sanitária Estadual para orientar comerciantes e esclarecer dúvidas sobre normas e regularizações sanitárias, especialmente na sexta e no sábado.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, destacou que a participação da pasta reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a aproximação dos serviços públicos da população. “O Tocantins Presente reforça o compromisso do Governo do Estado em levar a saúde para mais perto das pessoas. Nossa participação nesse grande movimento de governo itinerante garante acesso a consultas, exames, orientações e serviços essenciais, além de ações de cidadania em saúde. É uma oportunidade de fortalecer a prevenção, promover o cuidado e atender, de forma humanizada, quem mais precisa, especialmente nos municípios do interior”, afirmou.
Entre os serviços ofertados, a emissão das carteiras de identificação para pacientes com fibromialgia e para pessoas com TEA representa um importante avanço na garantia de direitos e no acesso aos atendimentos prioritários.
A diretora de Prevenção e Identificação Precoce de Deficiências da SES-TO, Thais Farias, destacou que o documento facilita a rotina dessas pessoas e contribui para um atendimento mais sensível. “Essas carteiras são instrumentos importantes para garantir prioridade de atendimento, reconhecimento imediato da condição de saúde e acesso mais humanizado aos serviços públicos e privados. Para quem vive com fibromialgia, uma condição marcada por dor crônica e fadiga, e para pessoas com TEA, que podem apresentar sensibilidade sensorial, dificuldades de comunicação e necessitar de apoio em situações de estresse, a identificação simplifica o dia a dia e reduz barreiras”.
O Tocantins Presente marca o início de um novo modelo de governo itinerante, com a presença direta do Estado nos municípios, promovendo mais diálogo, acesso aos serviços e fortalecimento das políticas públicas. Em Miracema, a programação coincide com a tradicional celebração doCapital por um Dia, quando o município reassume simbolicamente, por um dia, a condição de sede do governo tocantinense.
A iniciativa reúne uma força-tarefa interinstitucional, com a participação de diferentes áreas do Governo do Tocantins, levando atendimentos e orientações nas áreas de saúde, educação, cidadania, assistência social, agricultura, emprego, renda, segurança, turismo e cultura.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°