
O Portal da Transparência do Governo do Tocantins recebeu, nessa quinta-feira, 4, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), após alcançar o índice geral de transparência de 99,18% na avaliação promovida pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). O Tocantins alcançou a 5ª posição entre os estados mais transparentes do Brasil e a 2ª posição na Região Norte do país. Em 2024, o Estado figurava na 24ª posição.
A cerimônia de divulgação dos resultados ocorreu durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis/SC e contou com a participação do secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO), Murilo Francisco Centeno; do ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro; e da assessora técnica Juliana Veloso, que representaram o Tocantins no evento.
O Certificado de Qualidade em Transparência Pública foi entregue ao Governo do Tocantins pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins, Alberto Sevilha.
Fruto de trabalho técnico e integrado
O resultado é fruto do trabalho técnico da (CGE/TO), por meio da Ouvidoria-Geral, realizado com o apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e dos demais órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
Entre as principais iniciativas, destacam-se a revisão e modernização do Portal da Transparência, que permitiu ampliar a publicação de dados de forma clara, atualizada e alinhada aos critérios de transparência ativa. A Controladoria também manteve séries históricas consolidadas, expandiu a oferta de dados abertos e editáveis e garantiu uma navegação mais simples e eficiente para o cidadão.
Outra frente foi o cumprimento integral dos critérios essenciais do PNTP, assegurando consistência, completude e padronização das informações divulgadas. O fortalecimento dos controles internos também elevou a segurança, a confiabilidade e a uniformidade dos dados apresentados aos órgãos de controle e à sociedade.
Celebração
Para o ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro, o resultado expressa um trabalho contínuo de vigilância e aprimoramento dos processos. “A Ouvidoria-Geral do Tocantins tem atuado de forma técnica e dedicada em monitoramentos, revisões e diagnósticos que visam a conformidade plena com as exigências do Radar da Transparência Pública. Intensificamos ações que garantiram maior abertura de dados, melhor organização das informações e fortalecimento da governança interna”, destacou.
O secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Francisco Centeno, ressaltou que o reconhecimento evidencia a maturidade da gestão pública tocantinense. “A Controladoria-Geral do Estado celebra a certificação obtida, que atesta o nível de excelência alcançado pela gestão em transparência ativa, que decorre do esforço técnico, da seriedade e do comprometimento da nossa equipe com as entregas institucionais que promovem o acesso efetivo à informação, fortalecem a participação popular e possibilitam o controle social da administração pública”.
O governador Laurez Moreira destacou a ampliação da qualidade dos dados disponibilizados à população. "É sinal de respeito ao cidadão e do compromisso do governo com a democracia. Seguiremos avançando na construção de um Tocantins cada vez melhor, administrado com transparência, responsabilidade e integridade, em benefício do povo tocantinense”, afirmou.
Avanço consistente
A avaliação considera diversos critérios distribuídos em áreas como receitas, despesas, licitações e contratos, folha de pagamento, convênios, diárias, estrutura administrativa, entre outros. O índice geral de transparência do Tocantins apresentou um avanço expressivo: passou de 69,45% em 2024 para 99,18% em 2025, um crescimento de aproximadamente 30 pontos percentuais.
“O reconhecimento reflete o esforço de modernizar a governança, fortalecer os controles internos e consolidar uma cultura baseada na integridade e na prestação de contas. O Selo Diamante comprova que possibilitamos à população informações claras e atualizadas sobre a gestão pública, expressando cidadania, democracia e respeito ao contribuinte”, destacou a assessora técnica Juliana Veloso.
Sobre a avaliação
O PNTP é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas. O objetivo é diagnosticar, avaliar e promover o avanço da transparência pública no Brasil, contribuindo para o controle social e o fortalecimento do acesso à informação.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Adapec intensifica prevenção à praga vassoura-de-bruxa na mandioca durante período chuvoso no Tocantins
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública participa de workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas 2025
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior Mín. 21° Máx. 34°