
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, promoveu na manhã desta terça-feira, 09, o Fórum Comunitário do Selo UNICEF, um importante espaço de diálogo, escuta e construção coletiva voltado à promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.
O evento reuniu representantes do poder público, conselhos de direitos, lideranças comunitárias, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de membros da sociedade civil. O objetivo foi avaliar indicadores sociais, identificar desafios e construir estratégias que fortaleçam as políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Gurupi.
O secretário municipal de Juventude e Esportes e presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Iron Júnior, ressaltou que o Fórum é um marco fundamental no processo de participação do município no Selo UNICEF.
“O Fórum Comunitário reafirma o compromisso da gestão municipal com a equidade, a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. No futuro, o município realizará novos encontros, que permitirão o monitoramento contínuo das ações, a avaliação dos resultados alcançados e o aprimoramento das estratégias conforme as demandas da população”, destacou.

Presente no evento, a prefeita Josi Nunes reforçou a necessidade de que os municípios priorizem não apenas a elaboração, mas também o financiamento das políticas públicas destinadas à infância e adolescência.
“As políticas públicas sem orçamento não se concretizam. Estamos comprometidos não só no planejamento dessas ações, mas também em garantir recursos financeiros e buscar emendas parlamentares para implementá-las, promovendo o desenvolvimento dessa fase tão importante da vida”, afirmou.

O presidente do Conselho Tutelar de Gurupi, Carlos Eduardo, também enfatizou a relevância do encontro. Segundo ele, o Fórum permitiu discutir políticas públicas essenciais e apresentar as principais demandas atendidas pelo órgão, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e demais políticas de garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Fórum

Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF e acontece em dois momentos – o 1º Fórum Comunitário ao início da edição, e o 2º Fórum Comunitário ao final da edição.
É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para a melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. Os Fóruns devem ser coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Adapec intensifica prevenção à praga vassoura-de-bruxa na mandioca durante período chuvoso no Tocantins
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública participa de workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas 2025
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior Mín. 21° Máx. 34°