
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) alcançou, em Gurupi, um resultado de destaque nacional ao solucionar 100% dos crimes consumados contra a vida em 2025, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, que estima a média nacional em cerca de 40%. O índice, que repete o desempenho de 2024, consolida o município como referência no país em investigação criminal e eficiência das ações de segurança pública.
De acordo com a Polícia Civil, por meio da 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (3ª DHPP), 100% dos homicídios consumados e 90% dos tentados registrados no município foram esclarecidos ao longo do ano.
A manutenção de índices elevados é atribuída à atuação integrada entre as instituições Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal, aliada ao reforço de técnicas especializadas e qualificadas de investigação. Segundo a corporação, o trabalho contínuo, célere e coordenado das equipes de investigadores tem sido determinante para os resultados alcançados.
Além disso, a 3ª DHPP atuou ao longo do ano na investigação de casos de alta complexidade ocorridos em outros municípios da região sul do estado, aplicando técnicas investigativas avançadas e contribuindo para elevar o padrão de qualidade das apurações realizadas na região.
Um dos destaques de 2025 foi aOperação Caça Fantasma, protocolo criado pela 3ª DHPP para localizar e prender foragidos condenados por crimes contra a vida. A iniciativa resultou na captura de indivíduos de alta periculosidade procurados não apenas no Tocantins, mas também nos estados de Goiás, Maranhão e Minas Gerais.
No total, foram concluídos 59 procedimentos, com a redução de 17% do acervo passivo de inquéritos, a maior parte deles concluídos com autoria identificada.
Os números reforçam o posicionamento de Gurupi como um dos municípios mais eficientes do Brasil no enfrentamento a homicídios e feminicídios, consolidando um modelo de investigação e atuação integrada que pode servir de referência para outras regiões do país.
O delegado-chefe da 3ª DHPP, José dos Santos Fonseca Borges Júnior, destaca que a marca alcançada pela Unidade Especializada é fruto de um grande esforço investigativo e apoio das demais forças de segurança parceiras. “Os números obtidos demonstram todo o comprometimento da Instituição Polícia Civil que, por meio de um trabalho sério e extremamente técnico realizado pela 3ª DHPP, alcançou esse índice que é motivo de orgulho e satisfação para todos”, pontua.
O delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Gurupi, ressalta que os números alcançados simbolizam toda a dedicação com que os policiais civis da 3ª DHPP desempenham suas funções diariamente.
“Temos uma equipe de policiais civis extremamente comprometida e que, por meio de um trabalho investigativo policial de excelência, conseguiu atingir esse patamar tão expressivo e tão grande relevância. Muito mais do que índices, os resultados atingidos mostram que todos os homicídios cometidos em Gurupi, foram devidamente investigados e seus autores responsabilizados na forma da lei”, pondera.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Adapec intensifica prevenção à praga vassoura-de-bruxa na mandioca durante período chuvoso no Tocantins
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública participa de workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas 2025
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior Mín. 21° Máx. 34°