
Para garantir a manutenção da área livre da vassoura-de-bruxa da mandioca, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando uma operação preventiva de monitoramento da praga quarentenária, considerada uma ameaça severa à cultura. A ação, iniciada em novembro, ocorre em um período crucial para a fitossanidade: o início das chuvas, fase que favorece o ciclo de infecção do fungoCeratobasidium theobromae.
O levantamento abrange todas as regiões do estado e segue as diretrizes da Portaria SDA/MAPA nº 1.257/2025, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga. O objetivo é atualizar e comprovar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a ausência da praga em território tocantinense, assegurando segurança fitossanitária e competitividade aos produtores.
O monitoramento foi intensificado devido às condições climáticas típicas do período chuvoso, alta umidade e temperaturas elevadas, que favorecem a manifestação do fungo, independentemente da fase de desenvolvimento da planta.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Grandes Culturas da Adapec, Deyvid Rocha Brito, destaca que a atuação em campo é determinante para manter a proteção fitossanitária. “Nesta época do ano, conseguimos maior precisão nas inspeções, tornando o trabalho das equipes ainda mais eficaz. As atividades seguem até o fim de dezembro, podendo se estender até janeiro de 2026. Estamos em campo promovendo vigilância ativa, vistoriando as plantas e orientando o agricultor”, pontua.
Manter a mandioca livre da vassoura-de-bruxa é proteger um patrimônio da agricultura familiar. “Com atuação técnica, vigilância constante e parceria dos produtores, o Tocantins segue firme na missão de preservar seus mandiocais e assegurar que a raiz mais consumida do Brasil continue prosperando em solo tocantinense, forte, competitiva e livre de pragas”, afirma o técnico.
Dados
A importância da mandioca no Estado vai além dos números. De acordo com o IBGE (2023), o Tocantins cultivou 15.530 hectares, alcançando 242.167 toneladas de produção. Para milhares de famílias da agricultura familiar, a cultura é base econômica, social e alimentar. Manter os plantios livres da praga significa preservar renda, estabilidade e mercado.
Prevenção
A Adapec orienta que os produtores reforcem as medidas de prevenção, especialmente quanto ao trânsito de material de plantio. A recomendação é não transportar, adquirir ou introduzir ramas, manivas ou qualquer material propagativo oriundo de locais com ocorrência confirmada da praga. Em caso de suspeita, o produtor deve procurar uma unidade da Adapec ou ligar para o telefone 0800 000 4733.
Entre os principais sintomas estão o crescimento anormal de brotos; deformações que lembram uma “vassoura”; nanismo e proliferação de brotos fracos e finos nos caules; necrose vascular nas partes afetadas; com a evolução da doença, pode haver clorose, murcha e seca das folhas, morte apical e morte descendente das plantas.
A presença da vassoura-de-bruxa da mandioca já foi registrada nos estados do Amapá/AP e Pará/PA.
No Amapá/AP a vassoura-de-bruxa foi encontrada nos municípios Amapá, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Tartarugalzinho. No Pará/PA apenas o município de Almeirim registrou a praga.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública participa de workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas 2025
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Gurupi - TO Audiência pública do Programa Escritura Gurupi reúne moradores do Setor Santa Rita de Cássia
Gurupi - TO Senadora Professora Dorinha articula audiência entre prefeita Josi Nunes e Ministro Flávio Dino para discutir autonomia das instituições municipais de ensino superior
Tocantins Em Gurupi, Segurança Pública registra 100% de homicídios solucionados pelo segundo ano seguido e 90% de elucidação nas tentativas Mín. 21° Máx. 34°