
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou, nesta segunda-feira, 15, uma operação de fiscalização e educação ambiental na região norte do estado. As atividades, realizadas entre 9 e 15 de dezembro, integram aOperação Piracema 2025/2026, período em que a pesca é proibida para assegurar a reprodução dos peixes. A ação resultou na apreensão de 1,4 mil metros de redes de emalhar, uma arma de fogo e armadilhas para captura de peixes e quelônios. Também foi realizada a aplicação de multa de R$ 3 mil.
O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José, ressaltou a importância de conciliar conscientização e fiscalização. “Essas operações repressivas aliadas às ações educativas são fundamentais para assegurar o cumprimento da portaria que estabelece o período de defeso. Nossos objetivos são proteger e preservar o equilíbrio ecológico das espécies aquáticas”, afirmou.
A iniciativa abrangeu os municípios de Couto Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão, Arapoema, Pau D’Arco e Araguaína, com o objetivo de coibir a pesca predatória durante o defeso. A equipe adotou uma estratégia mista, combinando ações terrestres com patrulhamento aquático. No posto fiscal de Couto Magalhães, foi realizada uma blitz para inspecionar veículos interestaduais, a fim de verificar o transporte irregular de caça e pescado. Paralelamente, a equipe navegou pelo Rio Araguaia e por seus afluentes.
O material foi recolhido e encaminhado à sede do Naturatins em Arapoema. Além da fiscalização, foram realizadas ações educativas com pescadores e população, com orientações sobre a legislação ambiental, a importância da pesca sustentável e as consequências legais do descumprimento das normas do período de defeso.
Ilha do Bananal/Cantão
A operação também atuou nos municípios de Araguacema, Divinópolis, Goianorte e Marianópolis, no Tocantins, bem como em Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras, no Pará. Foram realizadas atividades fluviais nos rios Araguaia, Caiapós e Piranhas, que resultaram na apreensão de 300 metros de redes de pesca de diversas malhas, tarrafa e boias utilizadas para captura de quelônios.
As ações terrestres, concentradas na rodovia entre Couto Magalhães/TO e Conceição do Araguaia/PA, resultaram na apreensão de uma arma de fogo calibre 28 e na aplicação de multa de R$ 3 mil ao proprietário.
Tocantins Em Palmas, Segurança Pública lança Projeto João Luiz Pompeu de Pina, voltado à iniciação esportiva e cidadania
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia pagamento do PCCR da Educação com efeitos retroativos a outubro e mais de 1,3 mil progressões
Tocantins Governo do Tocantins promove capacitação para geração de renda no Parque do Lajeado
Tocantins Governo do Tocantins beneficia mais de 3,2 mil pessoas na 1ª etapa do Projeto Peixe+
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia novos secretários e dirigentes estaduais
Tocantins Ao celebrar 33 anos do CBMTO, governador Wanderlei Barbosa destaca a evolução da corporação e a nova trajetória profissional de militares
Tocantins Adapec intensifica prevenção à praga vassoura-de-bruxa na mandioca durante período chuvoso no Tocantins
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano Mín. 21° Máx. 32°