
Com o objetivo de promover o acesso das mulheres tocantinenses ao planejamento sexual e reprodutivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou o Projeto Vidas Planejadas. Lançado em 30 de agosto de 2025, a iniciativa capacitou médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) para a realização da inserção do Dispositivo IntraUterino (DIU).
Ao todo, 25 profissionais foram capacitados e 508 mulheres foram beneficiadas com o dispositivo. O projeto é coordenado pelo Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil (Cepomfi-TO), Área Técnica de Saúde da Mulher e Diretoria de Atenção Primária, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO) e Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO).
“O Cepomfi analisou e investigou os óbitos registrados em 2023 e 2024 e identificou que, em quase 100% dos casos de óbitos maternos e fetais, as mulheres não haviam realizado o planejamento da gestação. Evidências científicas demonstram que o planejamento sexual e reprodutivo, com ênfase no uso do DIU, pode reduzir em até 40% os óbitos maternos, fetais e infantis, além de contribuir para a diminuição de gravidez na adolescência e das gestações não planejadas. Poder orientar as mulheres sobre o melhor momento para engravidar, considerando suas condições de saúde, é uma medida fundamental para salvar vidas de mulheres e crianças”, destacou a presidente do Cepomfi, Raquel Marques Soares.
Cidades contempladas
Palmas, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Palmeiras, Porto Nacional, Monte do Carmo foram os municípios contemplados pelo projeto. “O projeto vem garantindo a autonomia das pessoas na tomada de decisões sobre sua vida sexual e reprodutiva, contribuindo para a redução de gestações não planejadas, gravidez na adolescência e mortalidade materna e fetal. Nesses três meses de projeto, seis municípios foram atendidos, 25 profissionais capacitados e 508 DUI inseridos. Estamos no começo, mas já vitoriosos com os lindos depoimentos e resultados colhidos em tão pouco tempo, são 508 mulheres com seu planejamento reprodutivo realizado e em acompanhamento pelas equipes municipais capacitadas. E assim juntos, Estado e municípios, vamos avançando na proteção materna e infantil”, afirmou a diretora da Atenção Primária, Lourena Marra.
O secretário Municipal de Saúde de Palmeiras, um dos municípios contemplados pelo projeto, Cido Damasceno, reforçou o impacto da iniciativa para a população. “Ficamos felizes em receber o projeto no nosso município. Houve momentos em que o município de Palmeiras terceirizou a inserção de DIU para atender as mulheres, gerando custos, então ter uma capacitação para os médicos que atuam no município foi de grande valia para ampliar os serviços ofertados e beneficiar as nossas mulheres. Foi gratificante ter três médicos capacitados e atender e inserir 43 DIUS”, afirmou.
O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren/TO) firmou parceria com a SES-TO e disponibilizou facilitadores que integram a Câmara Técnica de Saúde, para capacitar enfermeiros na realização da consulta de enfermagem em planejamento sexual e reprodutivo.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso do Coren/TO com a valorização da enfermagem tocantinense e com a promoção da saúde das mulheres e das crianças. Em todo o Brasil, a enfermagem tem ampliado o acesso das mulheres ao DIU, e no Tocantins esses avanços já são uma realidade. Nós reconhecemos que o planejamento reprodutivo é uma estratégia fundamental para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil, além de contribuir para a diminuição da gravidez na adolescência e das gestações não planejadas”, finalizou o presidente do Coren/TO, Adeilson Reis.
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado Mín. 21° Máx. 27°