
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, iniciou nesta sexta-feira, 19, a distribuição do Cartão AlimenTO, que garante um benefício mensal de R$ 250 para a compra de alimentos a 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, e anunciou que a primeira parcela do benefício já está disponível no cartão. A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e o programa irá beneficiar os 139 municípios do estado.
Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou como prioridade o combate à insegurança alimentar e a retomada de políticas públicas de proteção social. “Estamos entregando os cartões já com os recursos disponíveis aos prefeitos, para beneficiar as 7 mil famílias nos 139 municípios tocantinenses. Durante os próximos 12 meses, o programa estará vigente para auxiliar as pessoas que necessitam ser atendidas pelo poder público. Isso é muito importante para minimizar as dificuldades e também para fomentar a economia dos municípios”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
Cartão AlimenTO
O Programa AlimenTO tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar e nutricional, por meio da transferência direta de renda a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com prioridade para lares chefiados por mulheres e com crianças de 0 a 6 anos. O valor poderá ser utilizado exclusivamente para a aquisição de alimentos no comércio local, contribuindo também para o aquecimento da economia nos municípios.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, enfatizou o trabalho realizado pela pasta para agilizar a entrega dos cartões. “É uma alegria que esse recurso chegue às famílias antes do Natal. O Cartão AlimenTO já estava pronto e, conforme orientação do governador Wanderlei Barbosa, agilizamos o processo para realizar a entrega. A equipe da Setas está em uma força-tarefa para que os prefeitos busquem suas unidades, que já são distribuídas com o nome do beneficiário. Com isso, as famílias podem escolher onde comprar em seus municípios”, pontuou.
Marisa Correia de Brito, moradora da região norte de Palmas, esteve no local para buscar o seu cartão. Mãe de três filhos, ela demonstrou sua satisfação ao receber o benefício. “Estou muito contente, vai nos ajudar bastante, especialmente neste período em que poderemos passar o Natal de uma melhor forma”, expressou.
Programa AlimenTO
A Medida Provisória (MP) que institui o Programa de Transferência de Renda e Segurança Alimentar do Estado do Tocantins (Programa AlimenTO) foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nessa quinta-feira, 18, por meio do Projeto de Lei de Conversão nº 04/2025, originado da Medida Provisória nº 14.
O programa tem como objetivo melhorar as condições alimentares de famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da transferência de renda via cartão benefício. A iniciativa contribui para a superação dessa realidade com respeito à dignidade e à autonomia das famílias atendidas, além de valorizar a economia local, fomentar a articulação entre políticas públicas e assegurar o direito humano à alimentação.
Para receber o benefício, a família precisa ter renda per capita de até R$ 218, manter as crianças na escola com frequência mínima de 85%; manter a vacinação atualizada; realizar pré-natal; participar do monitoramento nutricional; e estar inscrita no Cadastro Único.
Municípios
As unidades serão distribuídas aos 139 municípios do estado, conforme o porte populacional de cada localidade. Serão destinadas 41 unidades para municípios de pequeno porte I; 70 para pequeno porte II; 230 para médio porte e 350 para grande porte.
A equipe da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) está com os cartões disponíveis para retirada pelos prefeitos no Palácio Araguaia nesta sexta-feira, 19, e a partir de segunda-feira, 22, na sede da pasta. Após esse período, a Setas realizará a mobilização para atender os prefeitos que não conseguirem fazer a retirada, garantindo que o benefício chegue a todos.
A participação dos municípios no programa está condicionada ao cumprimento de requisitos específicos, entre eles a formalização do termo de adesão e a integração ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Presente na cerimônia, o prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorim, formalizou a adesão do município. “Já assinei a adesão ao programa e vou retirar os cartões. Estamos mobilizados para realizar essa entrega o mais rápido possível, já com as famílias selecionadas e orientadas sobre como devem ser feitas as aquisições dos alimentos. Este é um momento muito importante, especialmente neste período do Natal. Essa ajuda é fundamental para a nossa cidade”, salientou.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia reajuste de até 70% em gratificação dos professores
Gurupi - TO Secretaria Municipal de Saúde reforça alerta e ações de prevenção ao HIV durante o Dezembro Vermelho
Tocantins Conselho de Administração do Igeprev/TO realiza reunião ordinária, dá posse a novos membros e delibera sobre investimentos para 2026
Gurupi - TO Secretaria Municipal de Saúde reforça alerta e ações de prevenção durante o Dezembro Vermelho
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi institui programa de incentivo financeiro para servidores da Atenção Primária à Saúde
Gurupi - TO Prefeitura e Sebrae premiam vencedores do Circuito Gastronômico de Gurupi
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi lança oficialmente o Carnaval 2026 com cinco atrações nacionais e 35 bandas regionais
Tocantins Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa nomeia Alírio Félix Martins como presidente da Agência de Tecnologia Mín. 21° Máx. 24°