
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), fortalece a destinação ambientalmente adequada de embalagens vazias de agrotóxicos com a realização do projeto Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). Nas quatro edições promovidas entre os dias 21 e 26 deste mês, nos municípios de Arapoema, Sítio Novo, São Miguel e Aguiarnópolis, foram recolhidas 17.413 embalagens, beneficiando diretamente 370 pequenos e médios produtores rurais. A iniciativa é realizada em parceria com as centrais de recebimento, prefeituras e sindicatos rurais.
O presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou que o crescimento na devolução das embalagens reflete o trabalho permanente de orientação desenvolvido pela Agência com os produtores rurais. "O aumento no número de embalagens devolvidas é resultado das ações contínuas de conscientização realizadas pela Adapec em todo o estado e do compromisso dos produtores, que compreendem a importância de dar a destinação ambientalmente correta a esses materiais", ressaltou.
Crescimento em Arapoema
Um dos destaques desta etapa foi o município de Arapoema, onde o número de embalagens devolvidas cresceu 81% em comparação com 2024. Também houve aumento de 78,8% no número de produtores participantes.
Nesta edição, 177 produtores devolveram 11.722 embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2024, participaram 99 produtores, que entregaram 6.477 embalagens.
Produtores aprovam a iniciativa
Pequenos produtores rurais de Aguiarnópolis participaram do recebimento itinerante realizado nesta sexta-feira, 26, e destacaram a importância da ação.
O produtor Evaldo Barbosa da Silva ressaltou que o projeto contribui para retirar as embalagens das propriedades, reduzindo riscos de contaminação e preservando o meio ambiente. "Isso é um ganho para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador", afirmou.
Já o produtor Adão Pereira da Silva destacou que a iniciativa facilita o cumprimento das obrigações ambientais pelos agricultores. "Aqui já sabemos que, anualmente, temos que fazer a entrega das embalagens conforme as orientações, para manter o campo limpo e garantir nossa segurança", afirmou.
A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Jisele do Socorro de Amorim Brito, explicou que o projeto aproxima o serviço dos produtores e facilita o cumprimento da legislação. "De acordo com a legislação federal, todo produtor que adquire agrotóxicos deve devolver as embalagens no local indicado na nota fiscal. O Recebimento Itinerante leva essa estrutura até os municípios, facilitando a devolução correta e dentro das normas ambientais", destacou.
Próximas edições
O cronograma do Recebimento Itinerante terá continuidade na próxima semana.
Em Riachinho, a ação será realizada no dia 30 de junho, na antiga rodoviária, das 8 às 14 horas.
Já em Palmeiras do Tocantins, o recebimento ocorrerá no dia 3 de julho, na praça em frente à Prefeitura, também das 8 às 14 horas.
Tocantins Governo do Tocantins inicia planejamento integrado para realização da Romaria do Senhor do Bonfim
Gurupi - TO Tocantins Amigo do Pet reforça ações de saúde animal já desenvolvidas em Gurupi
Gurupi - TO Projeto desenvolvido em parceria entre Saúde, UnirG e UFT fortalece cuidado à pessoa idosa em Gurupi
Gurupi - TO 25ª edição do Arraiá da Amizade abre com sucesso de público, grandes shows e celebração da cultura nordestina em Gurupi
Tocantins Tocantins figura entre os principais exportadores de carne bovina do país com US$ 633 milhões em vendas ao mercado internacional
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Vital contra organização criminosa investigada por esquema milionário de sonegação fiscal no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins entrega novo trecho da TO-428 e reforça investimentos na infraestrutura viária de Recursolândia
Tocantins Governo do Tocantins estabelece novas regras para ocupação de praias sazonais e reforça proteção ambiental
Tocantins Governo do Tocantins manifesta solidariedade ao povo venezuelano e oferece apoio às operações de resgate Mín. 19° Máx. 34°