Sexta, 26 de Junho de 2026
32°

Parcialmente nublado

Paraíso do Tocantins, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins amplia devolução de embalagens com projeto Recebimento Itinerante

Nas quatro edições realizadas nesta semana, 370 produtores devolveram 17.413 embalagens; em Arapoema, o volume aumentou 81% em relação a 2024

26/06/2026 às 17h24
Por: Gazeta de Paraíso Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Produtores rurais de Aguiarnópolis devolvem suas embalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Adapec/Governo do Tocantins
Produtores rurais de Aguiarnópolis devolvem suas embalagens vazias de agrotóxicos - Foto: Adapec/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), fortalece a destinação ambientalmente adequada de embalagens vazias de agrotóxicos com a realização do projeto Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). Nas quatro edições promovidas entre os dias 21 e 26 deste mês, nos municípios de Arapoema, Sítio Novo, São Miguel e Aguiarnópolis, foram recolhidas 17.413 embalagens, beneficiando diretamente 370 pequenos e médios produtores rurais. A iniciativa é realizada em parceria com as centrais de recebimento, prefeituras e sindicatos rurais.

O presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou que o crescimento na devolução das embalagens reflete o trabalho permanente de orientação desenvolvido pela Agência com os produtores rurais. "O aumento no número de embalagens devolvidas é resultado das ações contínuas de conscientização realizadas pela Adapec em todo o estado e do compromisso dos produtores, que compreendem a importância de dar a destinação ambientalmente correta a esses materiais", ressaltou.

Crescimento em Arapoema

Um dos destaques desta etapa foi o município de Arapoema, onde o número de embalagens devolvidas cresceu 81% em comparação com 2024. Também houve aumento de 78,8% no número de produtores participantes.

Nesta edição, 177 produtores devolveram 11.722 embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2024, participaram 99 produtores, que entregaram 6.477 embalagens.

Produtores aprovam a iniciativa

Pequenos produtores rurais de Aguiarnópolis participaram do recebimento itinerante realizado nesta sexta-feira, 26, e destacaram a importância da ação.

O produtor Evaldo Barbosa da Silva ressaltou que o projeto contribui para retirar as embalagens das propriedades, reduzindo riscos de contaminação e preservando o meio ambiente. "Isso é um ganho para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador", afirmou.

Já o produtor Adão Pereira da Silva destacou que a iniciativa facilita o cumprimento das obrigações ambientais pelos agricultores. "Aqui já sabemos que, anualmente, temos que fazer a entrega das embalagens conforme as orientações, para manter o campo limpo e garantir nossa segurança", afirmou.

A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Jisele do Socorro de Amorim Brito, explicou que o projeto aproxima o serviço dos produtores e facilita o cumprimento da legislação. "De acordo com a legislação federal, todo produtor que adquire agrotóxicos deve devolver as embalagens no local indicado na nota fiscal. O Recebimento Itinerante leva essa estrutura até os municípios, facilitando a devolução correta e dentro das normas ambientais", destacou.

Próximas edições

O cronograma do Recebimento Itinerante terá continuidade na próxima semana.

Em Riachinho, a ação será realizada no dia 30 de junho, na antiga rodoviária, das 8 às 14 horas.

Já em Palmeiras do Tocantins, o recebimento ocorrerá no dia 3 de julho, na praça em frente à Prefeitura, também das 8 às 14 horas.

Nas quatro edições realizadas durante esta semana, 370 produtores devolveram 17.413 embalagens; em Arapoema, o volume aumentou 81% em relação a 2024 - Adapec/Governo do Tocantins
Nas quatro edições realizadas durante esta semana, 370 produtores devolveram 17.413 embalagens; em Arapoema, o volume aumentou 81% em relação a 2024 - Adapec/Governo do Tocantins
Recebimento Itinerante fortalece a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins - Adapec/Governo do Tocantins
Recebimento Itinerante fortalece a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins - Adapec/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias