
Para colher contribuições da sociedade sobre a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Pasta realiza a partir desta sexta-feira, 2, até o próximo dia 12 de agosto, uma consulta pública sobre a temática.
A consulta pública é coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e os interessados em fazer sugestões devem preencher o formulário disponível nolink.
Segundo o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Robson José da Silva, a consulta pública realizada pela Secretaria de Estado da Saúde é necessária, pois torna a participação e o controle social mais efetivo. "Com o olhar da sociedade, dos trabalhadores da saúde, de especialistas da área contribuindo neste processo, nós fortalecemos não somente o SUS, mas a atenção à saúde acometida por obesidade e agravos como sobrepeso”.
Linha de Cuidado
A equipe da SES-TO elaborou a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), documento que estabelece formas de organização da atenção e dos serviços de saúde. O objetivo do LCSO é estimular, com as equipes da Redes de Atenção à Saúde (RAS), o desenvolvimento de ações visando à redução do excesso de peso, à melhoria das condições de saúde, ao manejo dos fatores de risco associados e à prevenção de complicações, promovendo qualidade de vida.
Dados de obesidade
De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) no Brasil, em 2023, mais da metade da população adulta apresentava excesso de peso, 66,52%, sendo que 33,25% possui algum grau de obesidade. No Tocantins, em 2023, 63,38% da população adulta teve excesso de peso, sendo que 28,37% possuiu algum grau de obesidade.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°