
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), começou a entregar nessa quinta-feira, 11, os aparelhos auditivos para 253 pessoas atendidas nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) . Os equipamentos fazem parte da reestruturação da assistência à pessoa com deficiência, na Secretaria de Estado da Saúde.
“Eu já tinha até perdido a esperança de receber este aparelho, mas quando me ligaram, eu dei graças a Deus por ter atendido minhas orações. Estou muito feliz em voltar a ouvir bem, pois eu não conseguia conversar direito com as pessoas. Agora eu estou entendendo tudo que falam. Estou muito feliz! É um sonho realizado!”. A declaração é da aposentada, Júlia Correia, de 70 anos, moradora de Colinas do Tocantins. Ela foi a primeira paciente atendida com um aparelho auditivo, entregue pelo Governo do Tocantins, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), naquele município.
“O cuidado à pessoa com deficiência é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa e nos últimos dois anos, focamos na polícia voltada para este público e de lá para cá, avançamos com a criação de uma superintendência específica para estes cuidados; restabelecemos as entregas de cadeiras de rodas, outros meios auxiliares de locomoção e bolsas de colostomia, além da criação da carteira de identificação da pessoa com espectro autista, dentre outras ações, pensadas no bem-estar destas pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
As ações da gestão estadual tem agradado pessoas como o professor aposentado, Hélio Miguel de Oliveira. “Eu estava a quase três anos aguardando este aparelho. Faz tempo que eu sei que as pessoas falam comigo, mas não entendo o que dizem. Até cheguei a comprar um aparelho, mas eles são caros e fiquei feliz em ganhar este, pois já estava precisando muito. Estou feliz e muito agradecido a esta ação do Governo do Tocantins”, afirmou o paciente.
No total, o Governo investiu cerca de R$ 1,9 mi na aquisição dos aparelhos que atenderão a demanda reprimida de todo o Estado. Os equipamentos de última geração tem tecnologia bluetooth e possibilita o paciente a se conectar com outros aparelhos como smartphones. “São aparelhos personalizados e programados conforme a necessidade de cada paciente, seguindo avaliação da equipe multiprofissional do CERs de Palmas e Colinas. Já estamos trabalhando novas aquisições, para que os novos pacientes sejam contemplados no prazo de no máximo 60 dias”, afirmou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPDC/SES-TO), Rosa Helena Ambrosio.
“Aqui fazemos todo o acompanhamento destes pacientes, com uma equipe de vários especialistas. Após avaliação, pedimos o aparelho adequado, que é configurado especificamente para cada paciente. Após a entrega, temos o prazo de adaptação, quando acompanhamos de perto, para ver se estão tendo o conforto objetivado e se realmente estão fazendo uso dos aparelhos”, explicou a fonoaudióloga do CER de Colinas, Jaqueline Rejane Lima.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°