
Voltada a gestores, conselheiros municipais e demais trabalhadores da área da saúde, teve início nessa terça-feira, 6, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (2ª Cegtes), que trouxe aos presentes o temaDemocracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.
O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), segue até esta quarta-feira, 7, e busca consolidar propostas e a formulação de políticas na área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, por meio de palestras e debates.
Para o titular da SES-TO, Carlos Felinto, a conferência é um momento de debate relevante para todos que atuam na promoção da saúde. “O SUS não é feito apenas de uma pessoa, são várias mãos que fazem esse grande sistema funcionar, então, esse espaço democrático é necessário para a construção conjunta das políticas de gestão do trabalho e educação em Saúde”.
A secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Laíse Rezende de Andrade, também parabenizou pela realização da conferência que segundo ela ajuda a escrever uma nova história de fortalecimento do SUS e de valorização dos servidores, sendo preciso lembrar da diversidade e singularidade no mundo do trabalho na saúde.
Já o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, afirmou que a 2ª Cegtes é importante para o debate e a construção conjunta de melhorias para os servidores, que refletirão em benefícios para toda a população usuária do SUS.
Valorização de servidores
O Governo do Tocantins tem atuado na valorização dos servidores, uma das medidas para essa melhoria foi o pagamento de progressões aos concursados, insalubridades e adicionais noturnos para servidores contratados. Além disso, houve a implementação do Programa Diversidade na Saúde, para promover a singularidade de cada profissional.
Outra ação é oDia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde no Tocantins, criado pela Lei nº 4.422, de 27 de maio de 2024. A data integra o calendário oficial de eventos do Estado a ser celebrada anualmente, no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também houve a reestruturação dos ambientes hospitalares com foco no bem-estar dos servidores que atuam diretamente no atendimento aos usuários do SUS-TO.
Participação
Estiveram presentes no primeiro dia de conferência o presidente do CES-TO, Mário Benício; o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems–TO), Yatha Anderson Pereira Maciel; e o superintendente do Ministério da Saúde (MS-TO), Relmivan Rodrigues Milhomem.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°