
Com o objetivo de ofertar atendimento especializado direcionado para as pessoas transexuais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na segunda-feira, 26, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se com movimentos sociais, secretarias municipais de saúde dos municípios de Palmas e Araguaína, para debater a linha de cuidado do processo transexualizador do Tocantins. Na ocasião, temáticas como acolhimento; atualização no cadastro para inserção do nome social; triagem pela equipe técnica de enfermagem; acolhimento e encaminhamento para atendimento com profissionais médicos, enfermeiros e demais especialistas, que serão ofertados no Ambulatório Transexualizador, foram discutidas.
O superintendente de Políticas de Atenção a Saúde (SPAS/SES-TO), Robson José Silva, afirmou que “a partir dessa articulação da reunião de hoje[segunda-feira, 26], com as Semus e os hospitais, no caso representados pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, a gente inicia o processo de como vamos atender a população transexual no Tocantins. Então, a maior importância é efetivar o atendimento e o atendimento já direcionado. Quero ressaltar que o Estado já atende a população, mas não atendia com esse caráter de ser um atendimento centrado no processo transexualizador. Antes, se a pessoa que precisava de um serviço, por exemplo, de ginecologia e urologia, acessava um serviço da especialidade. Agora, vai poder acessar um serviço de especialidade, mas olhando para a condição e o ciclo de vida”.
A superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), Ludmila Nunes, afirmou que “esse é um momento muito importante, porque estamos tentando organizar o serviço do Ambulatório Trans. Esse ambulatório, anos atrás, funcionou no município como Ambulatório Dandara, mas era algo isolado e, agora, com o Estado estamos tentando desenvolver e organizar esse serviço, tanto no âmbito municipal quanto no estadual. Então, estamos com toda a equipe do Estado e do município nessa organização. Prevemos que até setembro, ou outubro, esse ambulatório esteja funcionando no município de Palmas. Aguardamos só terminar de articular, desenvolver algumas pactuações com o Estado para ver como será realmente o gerenciamento desses ambulatórios”.
“Para a gente, é muito importante estar aqui nesta reunião, enquanto entidade Casa Mais, colaborando para o processo transexualizador aqui no Estado do Tocantins, que visa ampliar e melhorar a saúde da população trans em relação à hormonioterapia aqui no nosso Estado. Acho importante esse debate de hoje com os representantes da saúde e acredito que é uma construção coletiva de todos e de todas, que visa ampliar e qualificar os profissionais da área da saúde para atender a essa demanda da população trans aqui no Estado”, afirmou a coordenadora da Casa A+ de Palmas, Jessica Lorrany.
O coordenador do Programa Diversidade na Saúde, Francisco de Assis Neves Neto, também esteve na reunião, e afirmou que “nesta reunião, estamos discutindo o alinhamento e a apresentação de alguns fluxos para andamento do processo transexualizador no Estado do Tocantins. Estamos fazendo o levantamento das ações que já foram construídas para apresentar ao grupo condutor, para que seja aprovado e, assim, a gente consiga dar andamento a resultados, na intenção de que o ambulatório possa ser instalado o mais rápido possível no Estado”.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 27°