
Um problema de saúde pública global e que tem prevenção por meio da vacinação, essa é a meningite, uma doença que o Tocantins já registrou 27 casos, em 2024. Em virtude da gravidade e do Dia Mundial de combate à doença, lembrado em todo dia 5 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta sobre a importância da prevenção.
Idealizado pelaConfederation of Meningitis Organisations (CoMO)é comemorado pela primeira vez em 2008, o Dia Mundial de Combate a Meningite busca aumentar a conscientização sobre a doença. No Tocantins, segundo a enfermeira e assessora técnica da área da meningite da SES-TO, Karina Cristina de Sá Rosário, a Pasta desenvolve atividades para a prevenção e tratamento da doença. “Fazemos a vigilância e monitoramento das ações de meningites, além de dispensarem os medicamentos para bloqueio da transmissão das meningites”, pontuou.
O corpo técnico da SES-TO também assessora as secretarias municipais de saúde no processo de implantação do Programa de Controle das Meningites. “Fomentamos que as secretarias realizem atividades de conscientização sobre a doença e orientamos os profissionais que estão frente aos casos notificados e confirmados por meningites de forma grave”, acrescentou a enfermeira.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que o Tocantins registrou em 2023, 31 casos de meningite, com quatro óbitos. Já neste ano, a área técnica identificou 27 casos confirmados, com duas mortes.
Vacinação
A melhor prevenção para meningite é a imunização, sendo disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) duas vacinas específicas contra a doença: a Meningo C, que deve ser administrada em crianças entre três e cinco meses de idade e a Meningo ACWY, indicada crianças de 11 e 14 anos de idade.
De janeiro a agosto deste ano, o Tocantins registrou a cobertura vacinal de 95,42% para a vacina Meningo C. Já para a imunização com a Meningo ACWY a situação é de alerta, pois a cobertura para meninas foi 42,94% e meninos 43,14%.
A doença
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Ela é causada, principalmente, por bactérias ou vírus.
A transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Mas também pode ocorrer transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. Já as meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°