
Para mobilizar e sensibilizar a população sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti, cuja proliferação é favorecida durante o período chuvoso, o Estado do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com os 139 municípios e ocorrerá no sábado, 14 de dezembro.
A mobilização contará com atividades estratégicas destinadas a reduzir criadouros do Aedes aegypti, promover saúde e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao vetor da dengue, chikungunya e Zika. Depósitos como pneus, materiais rodantes, lixo, entulhos e sucatas tornam-se locais ideais para o desenvolvimento do mosquito neste período.
De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno, “a responsabilidade pela prevenção é coletiva, e exige o engajamento das três esferas de governo, da sociedade civil e da população em geral. No contexto do Dia D, a proposta é intensificar as medidas preventivas e ampliar a divulgação de mensagens de conscientização através de diversas mídias, além de oferecer oportunidade para reforçar informações que ajudem a minimizar os impactos da transmissão das doenças em todo o estado”.
Dados epidemiológicos
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que o Tocantins apresentou um aumento de 33% no número de casos de dengue. Em 2023 foram 2.911 casos confirmados, neste ano já foram registrados 3.858 casos, com a confirmação de sete óbitos.
O Sinan mostrou ainda que em 2023 foram confirmados 4.289 casos de chikungunya, em 2024 foram 697, queda de 84%. Também houve diminuição de casos de Zika, que em 2023 confirmou 125 casos e em 2024 21, queda de 83%.
Ações
Entre 18 e 22 de novembro deste ano, a SES-TO realizou a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, adotando o tema da campanha nacional do Ministério da Saúde: "Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora". A iniciativa destacou que dedicar apenas 10 minutos por semana é suficiente para eliminar focos do mosquito em residências.
Atividades de prevenção
Para diminuir o risco de transmissão de arboviroses, a SES-TO recomenda:
Verificar regularmente locais que possam acumular água, como ralos, pratos de vasos de plantas e reservatórios de degelo de geladeiras; Guardar pneus em locais fechados ou descartá-los adequadamente em ecopontos ou locais apropriados para o descarte desses objetos; Não acumular lixo ou entulho; Manter caixas d'água e outros reservatórios limpos e bem vedados; Descartar corretamente objetos que possam acumular água; Limpar as calhas da casa regularmente; Utilizar repelentes para proteção individual e receber bem agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 22° Máx. 29°