
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), lançaram o projeto-piloto do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref), na Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen), na terça-feira, 14.
Além da versão mobile, em que o usuário pode usar o celular com câmera e acesso à internet, o TJ disponibilizou umtotem de autosserviço na Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Palmas, paraatender aos que não dispõem de equipamentos eletrônicos ou de outras formas de conectividade. Com o equipamento ou pelo celular, os usuários poderão se apresentar de forma remota e sem intervenção de servidores.
Em Palmas, o Saref será direcionado às pessoas que cumprem pena em regime aberto, ou restritiva de direitos, cuja condição é de comparecimento mensal em juízo. Além da Cepema, o Fórum de Palmas e a sede do Tribunal devem receber o totem em até 30 dias.
O titular da Seciju, Deusiano Amorim, reforçou, mais uma vez, a importância da parceria entre o Sistema de Justiça e o Sistema Penal tocantinense. “Com esse novo mecanismo experimental, o trabalho dos nossos servidores será facilitado e maximizado e acreditamos que o resultado será positivo. Agradecemos a parceria com o TJ e pretendemos estendê-la às demais Cepemas do Estado”, esclareceu.
O Juiz e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), Jordan Jardim, falou dos avanços e facilidades que o Saref vai proporcionar. “Hoje[terça-feira,15]é um dia de muita felicidade com a implantação do Saref, como resultado de boas práticas do TJDF desenvolvido pelo GMF, que vai agilizar o comparecimento do reeducando que é feito presencialmente e de forma manual. Com o sistema, as apresentações passarão a ser remotas, inclusive, com o uso da inteligência artificial, de forma prática e sem a interferência do servidor durante o procedimento”, revelou.
Saref
Criado em 2022, o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref), foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e está em fase inicial de implantação em todo o país. O TJTO é o 11º tribunal a receber o recurso, em caráter experimental. Além do TJDFT, já receberam o dispositivo os tribunais de Minas Gerais (TJMG), Paraná (TJPR), Goiás (TJGO), Piauí (TJPI), Rio Grande do Sul (TJRS), Alagoas (TJAL), Acre (TJAC), Roraima (TJRR), Mato Grosso (TJMT) e Santa Catarina (TJSC).
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 21° Máx. 27°