
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) iniciou, nesta semana, a campanha de vacinação do medicamento injetável palivizumabe, que previne contra doenças respiratórias. Os interessados podem se dirigir à sala de vacina da unidade com a certidão de nascimento da criança e o cartão de vacina.
O medicamento palivizumabe é um anticorpo que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e, no HMDR, é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês de até um ano de idade; em prematuros extremos menores que 28 semanas; e também é indicado para pacientes com comorbidades como, por exemplo, cardiopatia e displasia broncopulmonar, e que tenham indicação médica. O referido público pode obter mais informações pelo telefone (63) 3027-5110.
São recomendadas doses mensais de 15 mg por quilo de peso, por até cinco meses, conforme protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). O período em que as doses são aplicadas depende da região do país e da incidência do vírus nos locais. No Hospital e Maternidade Dona Regina, a primeira campanha inicia em janeiro, sendo as próximas doses sempre administradas em toda última terça-feira de cada mês.
A bebê de cinco meses da monitora escolar, Raissa Fernandes, é prematura extrema e tomou a vacina no HMDR. “Foi excelente a vacinação, ela é muito importante. O atendimento foi ótimo e a equipe também, estão todos de parabéns”, pontuou.
“Iniciamos hoje[quarta-feira, 29]a primeira dose de aplicação da imunoglobulina palivizumabe, aqui na maternidade Dona Regina. Anualmente, no período sazonal, são aplicadas cinco doses do medicamento na maternidade. A vantagem é conferir proteção contra o vírus sincicial respiratório e ela é recomendada para recém-nascidos prematuros, com cardiopatia grave ou com broncodisplasia”, explicou o diretor administrativo do HMDR, Juliano Vidal.
A enfermeira do HMDR, Camila Barros, reforçou que o medicamento é uma forma de cuidado e proteção. “O palivizumabe é um anticorpo que protege as crianças contra o vírus sincicial respiratório, que pode causar pneumonias e infecções respiratórias graves, principalmente no público-alvo. As crianças imunizadas diminuem o risco de adoecer nas formas graves, assim diminuindo as internações e as sequelas”, enfatizou.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 22° Máx. 29°