
Em busca de promover assistência ininterrupta e pontual, bem como as ações de prevenção, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), reuniu-se, nesta semana, com os representantes dos municípios impactados pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e Maranhão. O encontro ocorreu na sede da Pasta e teve a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) e do Ministério da Saúde (MS).
“Nossas equipes de Vigilância já estão na região realizando orientações para prevenção de doenças e agravos e nesta semana debatemos parceira para os gargalos assistenciais que os municípios estão enfrentando agora. O governador Wanderlei Barbosa já esteve no local por várias vezes e fez tratativas com o estado vizinho e o Governo Federal”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Segundo o secretário de saúde de Aguiarnópolis e diretor financeiro do Cosems, Jarmondes Carlos da Silva é muito importante esse suporte da Gestão Estadual direcionado à população. "O apoio contínuo do Governo do Tocantins tem sido fundamental. Esse suporte é de extrema importância para o avanço da saúde dos moradores e visitantes", ressaltou.
O superintendente do MS no Tocantins, Relmivam Milhomem pontuou que, “as equipes do Ministério também estão no local desde o acontecimento da queda e estamos alinhando as melhores estratégias para garantir uma saúde pública de qualidade e manter a população bem assistida”.
No encontro, com participação dos municípios de Palmeiras, Tocantinópolis e Filadélfia, foi definido uma nova reunião na segunda-feira, 24, quando serão apresentadas as ações já realizadas, as iniciadas e as demandas a serem atendidas, para a elaboração de um plano de ação a ser implementado.
A tragédia
Em 22 de dezembro de 2024, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conectava os municípios de Estreito/MA e Aguiarnópolis/TO desabou, resultando em uma tragédia com morte e desaparecimento de pessoas. O colapso ocorreu no trecho central da ponte de 533 metros, construída na década de 1960, levando diversos veículos a caírem no Rio Tocantins.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°