
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) alinharam nesta terça-feira, 18, ações para imunizar a população com idade entre 15 e 19 anos, não vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV), conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).
A estratégia orientada pelo MS, devido ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos, abrangerá 121 municípios brasileiros. A vacinação passou a ser distribuída no país em 2014 e muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Em 2024, verificou-se que 7 milhões de jovens brasileiros não foram vacinados contra o HPV, na faixa etária entre 15 a 19 anos.
Inicialmente, somente o município de Palmas foi elencado pelo Ministério da Saúde como prioritário para a ação de resgate de não vacinados contra o HPV no Tocantins. A expectativa é que sejam vacinados 12.056 adolescentes, durante os meses de abril, maio e junho deste ano. Posteriormente, a ação também será ampliada para atender os demais municípios do estado.
"O nosso objetivo é ofertar a vacinação para 90% dos jovens, que possuam entre 15 e 19 anos, e que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente contra o HPV. Por isso, estamos orientando e apoiando o município de Palmas, para realizar esse resgate em locais estratégicos como, por exemplo, escolas, instituições de ensino superior, shopping e mídias sociais, para facilitar o alcance de todo esse público alvo”, pontuou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Senna.
Presente na reunião, o enfermeiro da Central Municipal de Rede de Frios de Palmas (Cemurf/Semus/Palmas), Haroldo Dias Santos, destacou a importância da integração entre o Estado e o município em prol da vacinação. “A gente precisa atingir esse público de não vacinados, a imunização contra o HPV faz com sejam prevenidas doenças no futuro, que poderiam ser evitadas. Hoje[terça-feira,18], todas as dúvidas foram sanadas. No nosso setor, fazemos a programação e a distribuição dessas vacinas para as 34 USFs [Unidades Básicas de Saúde] aqui do município de Palmas, então essa reunião foi muito importante para nós”, enfatizou.
Vacina
A vacina HPV quadrivalente é uma suspensão injetável, fornecida em frasco-ampola de dose única. É fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a medida mais eficaz para se prevenir contra a infecção do HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e que também pode ser transmitida durante o parto, passando da mãe para o bebê.
O objetivo da vacinação é promover a prevenção das intercorrências decorrentes desta infecção, que pode gerar o câncer de colo do útero, da vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. Normalmente, o público-alvo da campanha contra o HVP é composto por meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, e mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea, ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 22° Máx. 29°