
O Governo do Tocantins, em uma iniciativa inédita no estado,empossou a sexta-feira, 21, os conselheiros que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), para o biênio 2025/2027.
Este é o primeiro Conselho da referida comunidade instituído por meio do Decreto nº 6.804, publicado no Diário Oficial nº 6.589, em junho de 2024, e estará vinculado à Superintendência de Direitos Humanos e Políticas de Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).
Durante a solenidade, que ocorreu no Palácio Araguaia e foi aberta ao público, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, empossou os membros e ressaltou o empenho do Governo com esta política para garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+ e que a criação deste Conselho representa um avanço no trabalho conjunto entre a sociedade civil e Governo para elaboração de políticas inclusivas.
A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de Direitos Humanos e Política de Drogas da Seciju, Jessé Nascimento; representante da primeira-dama do Tocantins Karynne Sotero, Umbelina Costa; secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha; corregedora-geral do Estado, Vagléia Inácio; promotor de Justiça do MPE Paulo Alexandre; secretário Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas, Eduardo Azevedo; diretor de Programas Sociais da Polícia Militar do Tocantins, coronel De Souza; e subchefe do Estado- Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Alves.
Composição do Conselho
O CELGBTQIA+ é composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil selecionados por meio de edital, e, tem como objetivos monitorar e avaliar ações governamentais que assegurem igualdade e equidade para as pessoas LGBTQIA+, promover estudos, debates, palestras e campanhas em prol da inclusão, acompanhar a execução de políticas públicas e orçamentos voltados à comunidade, entre outros.
Entre os titulares empossados para o biênio 2025/2027 estão membros das secretarias de Estado de Participações Sociais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Trabalho e Desenvolvimento Social, Esportes e Juventude, Cultura, Mulher, Povos Originários e Tradicionais, além da Unitins e demais integrantes da sociedade civil que marcaram presença na solenidade.
Representando a Seciju, o titular do Conselho e diretor de Diversidade e Inclusão Social, Wemerson Lima, enfatizou que o Conselho é um marco histórico no estado. “À frente da diretoria há um ano, temos feito um trabalho equânime, ouvindo a população, discutindo as pautas plurais da diversidade, e este momento vai marcar a história, pois aqui têm pessoas de luta, e lá fora têm pessoas sem oportunidade, com falta de acesso à escola, à dignidade e à cidadania, e esse Conselho preza e lutará por isso todos os dias da sua existência”, salientou.
A suplente do Conselho e gerente de Promoção à Diversidade Religiosa e de Gênero da Seciju, Maysa Siqueira, também exaltou o papel da entidade e a satisfação em fazer parte desta causa. “Este momento marca a criação de um espaço dedicado à escuta, à representatividade e à construção de políticas públicas que promovam a dignidade, a equidade e o respeito a todas as pessoas, e juntos, construiremos um futuro de igualdade e respeito”.
Eleição da Mesa Diretora
Após as assinaturas dos termos de posse, os conselheiros se reuniram para a primeira reunião ordinária e eleição da mesa diretora, cuja gestão é bipartite e elegeu com 13 votos Wemerson Lima da Seciju, como presidente, representando o Poder Público, e como vice-presidente, Byanca Marchiore, com 11 votos, da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), representando a Sociedade Civil.
Veja a lista completa dos conselheiros e seus suplentesaqui.
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°