
Após um ato de solidariedade de uma família, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou na noite dessa quarta-feira, 2, uma captação de múltiplos órgãos. A doadora é uma mulher de 34 anos, que evoluiu para morte encefálica. A doação salvará vidas de pacientes que necessitam de transplante e estão na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
“Agradecemos e ao mesmo tempo nos solidarizamos com a família doadora, por esse gesto tão nobre. Em menos de quatro meses, três captações foram realizadas na unidade, uma em dezembro de 2024, outra em fevereiro deste ano e a dessa noite”, ressalta a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
O coordenador médico da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Claudivan Abreu, frisa que a captação de órgãos realizada no HRA reflete o trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da doação. "Esse processo envolve uma equipe multidisciplinar comprometida em seguir protocolos técnicos com rigor e respeito. Seguimos empenhados em fortalecer a cultura da doação, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas com transparência e profissionalismo”.
A enfermeira da Cihdott, Luna Maciel, destaca que a doação de órgãos é um processo que envolve muitos aspectos técnicos e humanos. "Durante essa captação, trabalhamos para garantir que cada etapa fosse conduzida com respeito e clareza. A equipe esteve presente para oferecer suporte à família e assegurar que a decisão fosse tomada com informações adequadas. Nosso papel é facilitar esse caminho, sempre preservando a dignidade de todos os envolvidos”.
“O luto é um processo singular, marcado pela tentativa de dar um sentido à perda. Nesse contexto, a decisão da doação pode surgir como uma forma de resinificação, permitindo que a perda encontre um novo lugar no psiquismo daqueles que ficam. O acolhimento psicológico visa proporcionar um espaço onde a família possa elaborar esse momento, reconhecendo seus sentimentos e lidando com a complexidade dessa despedida”, destaca psicólogo da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Eduardo Pinho.
A captação foi coordenada pela Cihdott do HRA e a Central de Transplantes do Tocantins (Cetto), com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e equipes médicas de hospitais de Brasília e São Paulo.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°