
O Escritório Social, vinculado à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), com gestão compartilhada com o Poder Judiciário, promoveu na manhã desta sexta-feira, 25, o 3º mutirão para emissão de documentos destinados a egressos do Sistema Penal e seus familiares. O objetivo é garantir o acesso à cidadania e à reintegração social por meio da regularização documental.
A iniciativa é uma ação conjunta realizada em parceria com a Receita Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Junta Militar e o Instituto de Identificação. Durante a ação, foram emitidos gratuitamente documentos considerados essenciais para o exercício da cidadania, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o título de eleitor e o certificado de reservista.
O coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, enfatizou o papel da iniciativa na promoção da cidadania e no fortalecimento da reintegração social. “Essa ação é fundamental, pois garante que a pessoa egressa saia do Sistema Prisional com a documentação em mãos, o que é o primeiro passo para acessar direitos e ser incluída nas demais políticas públicas”, ressaltou.
A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro, ressaltou a importância da participação do órgão na ação voltada à garantia de direitos básicos.“O Instituto de Identificação é parceiro de ações de cidadania como esta, levando a nova carteira de identidade nacional para as pessoas vulneráveis, possibilitando a ressocialização de cada indivíduo que foi privado temporariamente de sua liberdade”, afirmou.
Já a subinspetora e secretária da 332ª Junta Militar de Palmas, Raymara Lima, destacou o compromisso da instituição com a inclusão e valorização da cidadania. “A Junta Militar de Palmas expressa sua sincera admiração pela iniciativa do Escritório Social e se orgulha em colaborar para a reinserção social desses cidadãos palmenses, público-alvo prioritário dos serviços oferecidos pela prefeitura de nossa capital”, pontuou.
Um dos egressos atendidos durante a ação comentou sobre a relevância da iniciativa para quem busca recomeçar a vida após o cumprimento da pena, destacando o acolhimento e a facilitação do acesso à documentação.
“Sou atendido aqui pelo Escritório Social e posso dizer que essa ação de hoje tem uma importância enorme pra gente. Tirar nossos documentos é como recuperar uma parte da nossa identidade, pois, muitos de nós viemos de caminhos difíceis e, agora, com esse apoio, conseguimos ter nossos direitos garantidos. O Escritório Social tem aberto as portas e facilitado o acesso, sem tanta burocracia, para que a gente possa realmente exercer a nossa cidadania. Isso faz toda a diferença”, enfatizou o egresso.
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins reajusta valores de indenizações e plantões para servidores dos sistemas penitenciário e socioeducativo Mín. 21° Máx. 33°