
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou o 1° Seminário sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sípia-CT) nessa segunda-feira, 28, com a participação de mais de 460 profissionais que atuam na rede de proteção e garantia de direitos.
Com o temaInstrumento de Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas, o evento foi voltado a conselheiros tutelares, presidentes dos conselhos municipais e gestores públicos. Entre os objetivos, destacam-se a explanação sobre o uso e a implementação da ferramenta na sistematização de dados e informações para nortear políticas públicas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes.
Presente na abertura do seminário, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, reforçou o apoio da Pasta à qualificação dos profissionais e à implementação do Sípia-CT. “É uma satisfação receber todos neste grande evento promovido pelo Cedca, que está sempre empenhado na luta pela garantia de direitos de nossas crianças. Estamos trabalhando em conjunto para que o Sípia chegue aos municípios, garantindo a qualificação de todos os conselheiros para o uso desta ferramenta de coleta de informações, que auxilia sobremaneira na gestão pública”, pontuou.
Para a presidente do Cedca, Virgínia Teresinha, “a intenção é que esse sistema de informação e de proteção à infância e à adolescência funcione integralmente em todos os municípios. O intuito do seminário é avançar e atingir 100% de adesão no Estado”, enfatizou.
Ainda de acordo com a presidente, “além da elaboração e da formatação de dados, há a possibilidade de combater crimes, injustiças e violações dos direitos da criança e do adolescente em nosso estado com o Sípia-CT”.
Evento
O seminário ocorreu ao longo de todo o dia na Escola Elisângela Glória e contou com a participação de profissionais e gestores que atuam na rede de proteção. Durante a abertura, houve uma apresentação cultural de voz e violão com música de autoria de um socioeducando, intituladaLiberdade.
Em seguida, formou-se a mesa de honra, composta por gestores municipais e autoridades representantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Associação dos Conselheiros Tutelares, dos Conselhos Municipais e Estadual, e da Seciju, que debateram sobre a pauta no Tocantins.
O evento seguiu com palestras e rodas de conversa, que abordaram temas como o Sistema de Garantia de Direitos, Resoluções e o Comitê do Sípia, Selo Unicef e os conselheiros tutelares, além do Plano Municipal do Sípia.
O coordenador estadual do Sípia-CT, Marcos Benjamim, responsável pela capacitação dos conselheiros tutelares nos 139 municípios, afirmou que o Tocantins tem 101 municípios cadastrados no sistema, o que representa 70% de adesão. Para ele, “sem dados, é impossível realizar políticas públicas significativas e que, de fato, venham atender às necessidades reais das nossas crianças e adolescentes. Por isso, é fundamental a adesão à ferramenta”.
Sípia-CT
O Sípia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e a defesa dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sistema apresenta dados agregados em âmbitos municipal, estadual e nacional, constituindo-se como uma base única para a formulação de políticas públicas no setor.
Uma das conselheiras tutelares da região norte de Palmas, Maria Vanir, enfatizou: “O uso do sistema é de suma importância e um divisor de águas no trabalho dos conselheiros, pois favorece a integração e a comunicação com a rede de proteção”.
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°