
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) reforça a importância da Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, que ocorre entre os dias 11 e 17, com o objetivo de conscientizar a população tocantinense sobre a reação exagerada do sistema imunológico a determinado alimento. Identificar a alergia alimentar precocemente é importante para evitar reações alérgicas mais graves, que geram agravos ao paciente, podendo levar à morte.
A causa da alergia alimentar é desconhecida, sendo alguns sintomas a náusea, diarreia, coceira, inchaço e dificuldade para respirar. Para constatar a restrição, é preciso se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e solicitar atendimento médico com especialista para realizar exames e receber o diagnóstico.
“Muitas vezes se confunde alergia com intolerância alimentar. A intolerância alimentar é basicamente uma má digestão de algum alimento. Já a alergia alimentar é uma reação do organismo após a exposição ao alimento causador, podendo ser imediata ou mais tardia, que causa efeitos na pele e no sistema gastrintestinal. Caso suspeite que tenha uma alergia alimentar, observe e anote quais foram os sintomas, em quanto tempo eles apareceram, o que foi consumido e se esses sintomas se repetem com o mesmo alimento em outro momento”, explica o nutricionista da SES/TO, Walter Soares.
O profissional ainda ressalta que, em casos de repetições dos sintomas, a recomendação é interromper o consumo do alimento causador e procurar ajuda de um médico especialista para que sejam feitos exames específicos e supervisionados para a confirmação da alergia. “Caso seja confirmada a alergia, o acompanhamento contínuo com o especialista, juntamente com o profissional nutricionista, ajudará a pessoa a ter uma alimentação adequada e saudável, e também suprir possíveis carências nutricionais decorrentes da não ingestão do alimento causador da alergia”, pontua o nutricionista Walter Soares.
Alimentação especial
Pessoas alérgicas a algum tipo de alimentação precisam de cuidados e atenção especial, como por exemplo, as pessoas com a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). A SES/TO, por meio Assistência Farmacêutica (AF), atendeu no ano de 2024, 386 pacientes de 0 a 2 anos com APLV; entre janeiro e abril de 2025, foram 166, com a entrega da fórmula específica para alérgicos ao leite de vaca.
“A alimentação com fórmulas especiais é fundamental para garantir um desenvolvimento infantil seguro e saudável nos primeiros anos de vida. Sem essa alimentação específica, há risco de desnutrição, comprometimento do desenvolvimento e agravamento dos sintomas alérgicos”, enfatiza a nutricionista da Assistência Farmacêutica da SES/TO, Lynara Fernanda Brito.
Ambiente hospitalar
No Tocantins, os pacientes internados nas unidades hospitalares recebem alimentação de acordo com cada dieta e particularidade. A nutricionista do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), Kataryne Guimarães, esclarece como funciona o procedimento e o cuidado dedicado aos pacientes com alergias alimentares. “Assim que uma alergia é identificada, essa informação é imediatamente registrada no prontuário e comunicada à equipe de nutrição e à cozinha hospitalar. A alimentação desses pacientes é preparada de forma individualizada, em áreas específicas e com utensílios exclusivos, evitando qualquer tipo de contaminação cruzada. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados e cada refeição é rotulada com identificação clara e segura”, destaca a nutricionista do HRPN.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°