
A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, dá continuidade à série de capacitações voltadas à prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta etapa, a formação é destinada a profissionais da região centro-oeste do estado e ocorre de 21 a 23 de maio, no auditório da Associação Comercial e Empresarial (Acip) de Paraíso do Tocantins.
Coordenada pela Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa é direcionada a servidores da rede de proteção da infância e juventude. Participam desta edição, representantes dos municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Fátima, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil, Nova Rosalândia e Goianorte.
Para a gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pereira, a capacitação contínua é essencial no combate às violações de direitos. “O Curso busca qualificar o atendimento, ampliar a escuta especializada e promover ações preventivas em todo o território tocantinense. A iniciativa é um passo decisivo para o enfrentamento desse tipo de violação, que segue sendo uma realidade silenciosa e devastadora em muitas comunidades”, frisou.
Representando a superintendente Zeroildes Miranda, a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Egresso do Sistema Socioeducativo, Talyta Borges, reforçou a importância da formação para os profissionais da rede. “Precisamos estar preparados técnica e emocionalmente para trabalhar com a prevenção, e a orientação é um dos mecanismos no enfrentamento e na proteção das crianças e adolescentes”, salientou.
Capacitação
O curso é realizado em parceria com uma empresa especializada e aborda, ao longo de três dias, temas como garantia de direitos, funcionamento dos sistemas operacionais de proteção, papel das políticas públicas na prevenção de violências e estratégias para salvar vidas por meio da escuta e do acolhimento qualificado.
Na abertura, o psicólogo Neilson Borges, mestre em comunicação e com atuação voltada a questões sociais, ministrou a palestra e destacou a importância das políticas públicas e da formação técnica na área da proteção infantil. “Abuso sexual contra crianças e adolescentes é um problema social de grande relevância. As políticas públicas enquanto esferas institucionais que buscam combater esse problema social precisam estar ativas para que haja resolutividade sobre essas questões. Encontros como esse propiciam aos profissionais que atuam nessa área possibilidades de troca, de conhecimento, de reflexões para que esse trabalho e para que esse acolhimento seja oferecido da melhor maneira possível”, destacou.
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins reajusta valores de indenizações e plantões para servidores dos sistemas penitenciário e socioeducativo Mín. 22° Máx. 29°