
Com os objetivos de conservar e armazenar com qualidade os produtos utilizados na imunização da população, o Governo do Tocantins finalizou a entrega de 10 câmaras frias neste mês de junho. Os municípios beneficiados com os equipamentos de refrigeração foram: Augustinópolis, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Tocantinópolis e Araguaína.
A aquisição foi realizada de acordo com a Portaria nº 3.248 do Ministério da Saúde (MS), que institui incentivo financeiro aos estados para a estruturação de unidades de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações e para a Vigilância Epidemiológica. O investimento foi de R$ 383.880,00 e a ação busca beneficiar toda a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), com imunizações de qualidade.
Os critérios para a escolha dos municípios contemplados foram o porte populacional; salas de vacinas não equipadas com câmaras refrigeradas; municípios com quatro ou mais salas de vacinas instaladas; Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies) implantado; Sistema de Informação oficial do Ministério da Saúde (MS) para controle de dose e registro de vacinados implantado.
Atualmente, Augustinópolis conta com cinco salas de vacina; em Araguatins, são seis; em Colinas, são 13; Dianópolis, oito; Guaraí, nove; Gurupi, 16; Paraíso, 10; Porto Nacional, oito; Tocantinópolis, seis; e o Polo de Araguaína conta com duas salas de vacina.
“O município de Paraíso do Tocantins está muito satisfeito com o recebimento da câmara fria. Nós da Central de Imunização não possuíamos uma, com a chegada da mesma, facilitou muito a nossa logística e o armazenamento. Ela veio no momento certo”, afirmou a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso (Semus), Taianny Aguiar.
“O uso de câmaras refrigeradas é essencial para o armazenamento adequado dos imunobiológicos como vacinas, soros e outros produtos biológicos, pois eles são extremamente sensíveis à variação de temperatura. Precisam ser armazenados em condições controladas, dentro de uma cadeia de frio que assegure a manutenção da temperatura. A utilização de câmaras contribui para a redução de perdas por descarte, evita o uso inadequado de vacinas e promove a eficiência operacional dos serviços de saúde. Garante a qualidade do processo de imunização, a segurança do paciente e a eficácia das políticas de saúde pública”, afirmou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Sena.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “a imunização é uma estratégia essencial para a saúde da nossa população. Por meio dela, fortalecemos a rede assistencial com a redução do adoecimento das pessoas e, assim, conseguimos investir em assistência especializada e garantir atendimento mais célere a quem precisa de cirurgias eletivas, por exemplo. Com as câmaras distribuídas, colaboramos com as estruturas dos municípios e possibilitamos que os usuários do SUS sejam bem atendidos perto de suas residências, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°