
A 20ª Parada do orgulho LGBTI+ de Palmas foi realizada neste domingo, 15, com grande número de participantes concluindo uma programação de cinco dias da Semana da Diversidade e Inclusão Social. Com o temaAs Precursorxs do Tocantins, o evento homenageou ativistas e coletivos que abriram caminhos na luta por direitos, visibilidade e cidadania no estado.
Realizado pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense, o evento teve o apoio do Conselho Estadual dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, além de outras instituições, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e demais entidades.
A manifestação teve início no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, onde os participantes se reuniram e seguiram em passeata até a Praça do Bosque, onde ocorreram shows e apresentações culturais.
Segundo o presidente do CELGBTQIA+, Wemerson Lima, a parada é tanto uma festa quanto um ato político de resistência, essencial para denunciar violências cotidianas contra pessoas LGBTI+. “A nossa missão é fazer com que a parada aconteça em todos os municípios do nosso estado para promover a cidadania e a inclusão social. Isso fará com que seja difundida a pluralidade da diversidade em todo o estado”, afirmou.
Cidadania e Direitos
A 20ª Parada do Orgulho LGBTI+ foi organizada pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense. Para o organizador, Damião Rocha, “a 20ª parada tem o sentido de consolidação e reconhecimento pela sociedade, e principalmente, pelo poder público estadual e municipal, do movimento LGBTI+ e sua pauta de direitos: proteção contra a discriminação e violência, saúde e bem-estar, educação inclusiva, direitos civis e reconhecimento legal, empregabilidade e inclusão social, participação política e social” ressaltou.
Durante o evento, a Prefeitura de Palmas ofereceu atendimento de saúde à população presente, incluindo aferição de pressão, testes de glicemia, distribuição de preservativos e lubrificantes, e orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como a distribuição da cartilha para retificação do nome do social e civil de pessoa trans, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°