
A 20ª Parada do orgulho LGBTI+ de Palmas foi realizada neste domingo, 15, com grande número de participantes concluindo uma programação de cinco dias da Semana da Diversidade e Inclusão Social. Com o temaAs Precursorxs do Tocantins, o evento homenageou ativistas e coletivos que abriram caminhos na luta por direitos, visibilidade e cidadania no estado.
Realizado pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense, o evento teve o apoio do Conselho Estadual dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, além de outras instituições, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e demais entidades.
A manifestação teve início no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, onde os participantes se reuniram e seguiram em passeata até a Praça do Bosque, onde ocorreram shows e apresentações culturais.
Segundo o presidente do CELGBTQIA+, Wemerson Lima, a parada é tanto uma festa quanto um ato político de resistência, essencial para denunciar violências cotidianas contra pessoas LGBTI+. “A nossa missão é fazer com que a parada aconteça em todos os municípios do nosso estado para promover a cidadania e a inclusão social. Isso fará com que seja difundida a pluralidade da diversidade em todo o estado”, afirmou.
Cidadania e Direitos
A 20ª Parada do Orgulho LGBTI+ foi organizada pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense. Para o organizador, Damião Rocha, “a 20ª parada tem o sentido de consolidação e reconhecimento pela sociedade, e principalmente, pelo poder público estadual e municipal, do movimento LGBTI+ e sua pauta de direitos: proteção contra a discriminação e violência, saúde e bem-estar, educação inclusiva, direitos civis e reconhecimento legal, empregabilidade e inclusão social, participação política e social” ressaltou.
Durante o evento, a Prefeitura de Palmas ofereceu atendimento de saúde à população presente, incluindo aferição de pressão, testes de glicemia, distribuição de preservativos e lubrificantes, e orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como a distribuição da cartilha para retificação do nome do social e civil de pessoa trans, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins reajusta valores de indenizações e plantões para servidores dos sistemas penitenciário e socioeducativo Mín. 21° Máx. 33°