
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, promoveu, na quinta, 3, e nesta sexta-feira, 4, na Unidade Penal de Palmas, ação de saúde e atendimento multidisciplinar à população privada de liberdade idosa e LGBTQIA+. O objetivo principal foi garantir o acolhimento, a cidadania e o cuidado integral à saúde desse público, assegurando o acesso a direitos fundamentais, conforme estabelece a legislação vigente e os princípios de dignidade humana.
Os custodiados receberam atendimentos especializados, como consultas médicas com clínico geral, apoio psicológico e psiquiátrico, assistência social, atendimento odontológico, triagens clínicas e psicossociais, além de atualização documental e orientações pedagógicas. Também foram realizadas testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e encaminhamentos específicos, conforme as demandas identificadas.
A triagem e o acompanhamento foram organizados com base em uma lista previamente atualizada pelo cartório da unidade, o que possibilitou um atendimento direcionado e eficaz.
O diretor de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Wemerson Lima, destacou que a iniciativa reforça a promoção de direitos e o enfrentamento às desigualdades. “Ações como esta não promovem apenas inclusão social e respeito à diversidade, como também asseguram o exercício pleno dos direitos humanos. Nossa diretoria tem um calendário extenso de atividades ao longo do ano, com o compromisso de levar esse e outros atendimentos essenciais às pessoas com deficiência, idosas e LGBTQIA+ privadas de liberdade”, pontuou.
A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “Essas ações demonstram o compromisso da Seciju em proporcionar cuidados integrais à saúde das pessoas privadas de liberdade, especialmente daquelas em situação de maior vulnerabilidade, como idosos e LGBTQIA+. Garantir o acesso a atendimentos especializados e humanizados é uma forma de reafirmar o respeito à dignidade humana e aos direitos fundamentais previstos em lei, promovendo a cidadania mesmo dentro do sistema prisional”, enfatizou.
Apoio
A ação, que foi coordenada pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso na Unidade Penal Regional de Palmas, contou com a parceria da Superintendência de Direitos Humanos da Seciju e da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. A atividade integra o conjunto de políticas públicas inclusivas e humanizadas promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°