
No segundo mês do ano a cor roxa ganha novamente destaque para alertar sobre o alzheimer, lúpus e fibromialgia, doenças crônicas e incuráveis. A Campanha Fevereiro Roxo, trabalhada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) visa conscientizar a população para que as doenças sejam identificadas ainda na fase inicial e os sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos.
O médico especialista em Medicina de Família e Comunidade da Diretoria de Atenção Primária/SES-TO, Diego de Abreu Noleto, explica que para o alzheimer e a fibromialgia não existem exames específicos que detectem tão precocemente; no caso de lúpus tem exames laboratoriais específicos, mas o exame clínico, feito por uma avaliação médica é essencial para o diagnóstico precoce. "Para isso é necessário que a população esteja atenta aos sintomas e procure o médico da Unidade de Saúde da Família de referência, para ser diagnosticado, ser encaminhado para o especialista e início do tratamento”.
Alzheimer
O alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais.
Lúpus
O lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.
Fibromialgia
Já a fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido.
Medicamentos
A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oferta medicações preconizadas pelo Ministério da Saúde para as doenças de alzheimer e lúpus. 269 pacientes com lúpus e 170 pacientes com mal de alzheimer recebem regularmente os medicamentos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).
Para ter acesso, o paciente diagnosticado com uma dessas doenças deve procurar uma das unidades de Assistência Farmacêutica, em Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional e apresentar os exames e documentos obrigatórios. Os documentos podem ser encontrados no site da SES-TO (https://www.to.gov.br/saude/componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-ceaf/4uqqjgpzn33s)
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°