
Com objetivo de orientar os profissionais da saúde quanto às estratégias de imunização, para alcance de toda a população tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quarta-feira, 31, às 9 horas, uma reunião da macrorregional para traçar uma estratégia de vacinação contra a covid-19 deste ano.
O encontro foi coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), pela Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis e pela Gerência de Imunização da SES-TO, com a participação de 281 profissionais da saúde, representando 38 cidades do Tocantins.
Com as novas estratégias para 2024, a imunização contra a covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Pessoas com maiores chances de contrair doenças e as formas graves delas serão priorizadas. É mantida a recomendação de imunização das pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário, as que não foram vacinadas anteriormente ou que não tenham completado o esquema vacinal. Para se vacinar contra a covid-19, é preciso ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.
A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, relatou que “no dia 11 de janeiro de 2024, nós tivemos uma reunião onde orientamos os profissionais de saúde das equipes municipais de imunização, quanto à incorporação das vacinas contra a covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação Infantil a partir do dia 1° de janeiro de 2024. Já o objetivo desta reunião é a orientação dos profissionais de saúde e das equipes municipais de imunização, quanto às estratégias de vacinação contra a covid-19 para o ano de 2024”.
“A vacinação contra a covid-19 teve grande impacto na redução da morbimortalidade da doença. Apesar da elevada eficácia das vacinas para prevenção de casos graves e óbitos, observa-se uma redução da proteção imunológica alguns meses após a vacinação, principalmente nas faixas etárias a partir de 60 anos de idade, sendo que esta redução se mostrou mais proeminente com o surgimento da variante ômicron e suas subvariantes. Dessa forma, visando à recuperação da resposta protetora da vacinação, foi recomendada a administração de doses de reforços nas diferentes faixas etárias”, afirmou a enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Thelma Regina Andrade.
Esquema de grupos prioritários
Os grupos prioritários são os que apresentam maiores chances de contrair doenças e as formas graves delas. Participantes dos grupos prioritários deverão tomar a vacina contra a covid-19 a cada seis meses ou anualmente, dependendo do risco. Pessoas de 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas devem tomar a cada seis meses.
Deverão ser vacinadas anualmente contra a covid-19, indígenas vivendo em terra indígena e fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
Orientações
A partir de 2024, a vacinação contra a covid-19 terá como foco as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que é constituída por três doses, aplicadas com intervalos.
Crianças com 5 anos de idade ou mais, adolescentes, adultos e idosos, que não tenham sido vacinados anteriormente (nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19, poderão iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação.
O esquema primário de vacinação consiste em duas doses da vacina contra a covid-19, disponível e recomendada para cada idade, com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses.
Qualquer pessoa do grupo prioritário está apta a receber dose de reforço, no ano 2024 da vacina contra a covid-19 disponível.A indicação é de uma dose anual ou a cada seis meses.
A webconferência da reunião macrorregional da estratégia de vacinação contra a covid-19 no ano de 2024está disponível no Youtube da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus), no link:https://www.youtube.com/watch?v=O3Px6YPKasA.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°