Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial do Cérebro, é responsável por funções vitais como movimentos, sentidos, memória, fala e emoções. A data é uma oportunidade para refletir sobre os avanços e desafios na compreensão do cérebro e para conscientizar sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças neurológicas
A execução só é possível com o trabalho do cérebro. Um dos mais intrigantes e fascinantes órgãos do corpo, ele consome 20% do oxigênio e atua como núcleo de inteligência e aprendizagem.
A capacidade exata de memória do cérebro ainda é um mistério, mas estudos apontam que seria superior às estimativas. Pesquisadores do Instituto Salk, dos Estados Unidos, concluíram que pode ser de pelo menos um petabyte, algo como um quatrilhão de bytes.
Dotado de aproximadamente 86 bilhões de neurônios, que processam e transmitem informações, o cérebro compõe o sistema nervoso central e garante que as ações, voluntárias ou involuntárias, como andar, falar, ler, escrever, sentir ou planejar, sejam realizadas. Portanto, todas as funções do organismo são provenientes de comandos cerebrais.
Com o objetivo de abordar e promover a defesa dos temas relativos à saúde desse importante órgão, a Federação Mundial de Neurologia (FMN) criou, em 2014, o Dia Mundial do Cérebro, celebrado em 22 de julho. A data é a mesma da fundação da entidade, em 1957.
Mín. 21° Máx. 36°