
O2º Seminário Macrorregional de Prevenção ao Sarampo, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), ocorreu nesta terça-feira, 29, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína. O evento teve como objetivo a atualização das estratégias de prevenção contra o sarampo, com destaque para a palestraAmeaça da reintrodução do sarampo no Brasil: cenário epidemiológico global.
Mais de 160 participantes, representando 44 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia, estiveram presentes no encontro.
Representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a diretora de Vigilância Sanitária do Tocantins, Amanda Campos Feitosa, ressaltou a importância da imunização. “Vacinar é um ato individual, mas também é um compromisso coletivo. É importante reforçar que, quando nos vacinamos, protegemos a nós mesmos e a quem está ao nosso lado”, reforçou.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações do MS, Éder Gatti Fernandes, lembrou que o Brasil possui certificação internacional de área livre do sarampo, mas alertou para os riscos da reintrodução da doença. “Conseguimos uma certificação internacional no ano passado. Porém, o sarampo ainda está presente em todo o mundo e há um aumento de casos nas Américas, com mais de oito mil registros, principalmente no norte dos Estados Unidos, Canadá, México e agora na Bolívia. Mesmo com a certificação, casos de sarampo podem entrar no país. Por isso, estamos trabalhando para sensibilizar a vigilância e melhorar a cobertura vacinal, protegendo nossa população”, afirmou.
A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES/TO, Gisele Luz, enfatizou a importância da mobilização. “Não é momento de pânico, mas de atenção e alerta máximo tanto para as autoridades quanto para os profissionais de saúde e a sociedade. Ontem realizamos um evento em Palmas, com a presença de 53 municípios, agora, temos a mesma expectativa para a região norte do Tocantins, reunindo gestores, secretários, prefeitos e profissionais de saúde para debater as principais ações de enfrentamento da doença”, pontuou.
O secretário municipal de Saúde de Campos Lindos, Corinto Gomes, compartilhou a experiência vivida no município após a identificação do primeiro caso suspeito de sarampo. “Há oito dias, registramos o primeiro caso suspeito e, de imediato, notificamos a Secretaria de Estado, que prontamente acionou o Ministério da Saúde. Uma equipe foi enviada no sábado ao município, e iniciamos o isolamento, mapeamento e monitoramento dos locais onde esteve a pessoa suspeita. Agora, estamos intensificando a vacinação no município e aproveito para agradecer pelo apoio e força-tarefa”, relatou.
Já a secretária municipal de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou a importância da união entre os gestores municipais. “Todos os secretários municipais de saúde devem unir forças para realizar a busca ativa em nossa população e intensificar ações preventivas com as comunidades. Agradeço à Secretaria de Estado da Saúde, à equipe de vigilância, ao Ministério da Saúde e à UFNT pelo espaço. Que este seminário seja um espaço profundo de troca de experiências, construção coletiva de estratégias e reafirmação do nosso compromisso com a saúde pública”, concluiu.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°