
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), destaca as ações de saúde e políticas públicas voltadas à inclusão e ao enfrentamento do preconceito e da discriminação.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca que o Governo do Tocantins investe em políticas de saúde que assegurem o atendimento integral às pessoas com deficiência. “Em 2022, foi criada uma superintendência específica para cuidar deste público e, de lá para cá, temos avançado na assistência e nos atendimentos”, pontua.
Entre janeiro e junho de 2025, a SES/TO realizou 177 mil atendimentos nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) do Tocantins; entregou 2.481 aparelhos auditivos e emitiu 563 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Além disso, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou o termo de compromisso para criação do 1º Centro Especializado em Assistência aos Autistas no Tocantins (Cetea), em Palmas.
Neste ano, o Governo do Tocantins também zerou a fila de espera por próteses, garantindo mais mobilidade, autoestima e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Foram entregues 369 próteses em 2023, 275 em 2024 e 45 unidades em 2025. A partir de agora, as novas solicitações são atendidas em até 90 dias. Nesta quinta-feira, 21, serão realizadas mais entregas de próteses no CER III de Palmas.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RDPCD) do Tocantins conta com dois CREs, em Palmas e Colinas; e dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Colinas; que oferecem atendimento multiprofissional. Os Centros Especializados em Reabilitação realizam reabilitação física, auditiva, visual e intelectual e os Serviços Especializados em Reabilitação incluem consultas, avaliações, terapias e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES/TO, Rosa Helena Ambrósio, enfatiza que, no Tocantins, são realizados cursos de capacitação, palestras, simpósios, encontros presenciais e campanhas, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade tocantinense. “O intuito dessas ações e as que ainda estamos alinhando, é cada vez mais ampliar o acolhimento e melhorar os serviços de saúde prestados a todos”, salienta.
Atendimento
A rede pública de saúde do Tocantins oferece cuidados à saúde das pessoas com deficiência desde o nascimento, como a paciente Liz Rodrigues, atendida no CER III, em Palmas. “Esse serviço é muito bom, porque muitos pais não têm condições de pagar pelo atendimento particular. A minha filha é atendida aqui desde o quando ela nasceu e atualmente está com sete meses”, ressalta a mãe da paciente, Dilma de Jesus.
O gerente de fazenda Valdir Soares também é paciente do e também paciente do Centro Especializado em Reabilitação e reforça a importância dos atendimentos que recebe na unidade. “Eu sofri um acidente de moto e fiquei sem a perna esquerda. Atualmente, sou acompanhado pelo CER e, para vir, sempre me buscam em casa e me levam de volta. O atendimento é maravilhoso, tem muito lugar que merece ter uma assistência igual aqui, ainda mais para nós. Comemorar essa semana é muito importante, porque algumas coisas precisam mudar na sociedade, as pessoas precisam ter mais amor pelo próximo”, evidencia.
Acesso à saúde e direitos
Todas as pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber os atendimentos, consultas e demais serviços gratuitamente.
A assistente social da SES/TO, Eniciane Nunes, destaca que a inclusão, o cuidado em saúde e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, são fundamentais para assegurar o pleno exercício da cidadania e o respeito à dignidade humana. "E não é apenas uma responsabilidade institucional, é um dever coletivo. No campo da saúde, trabalhamos para oferecer um atendimento integral, humanizado e especializado, respeitando as particularidades e necessidades específicas de cada pessoa com deficiência, de modo a favorecer sua autonomia, bem-estar e qualidade de vida”, reforça.
A dona de casa Silvana Gomes é mãe de Gustavo Gomes, que possui paralisia cerebral, e evidencia a importância dos atendimentos que seu filho recebe em Palmas. “O meu filho está indo para a escola, estuda na Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais], a van escolar sempre vem buscar e ele faz fisioterapia lá também. Recentemente ele sofreu um acidente caseiro, mas foi bem atendido no Hospital Geral de Palmas e está bem. Alguns medicamentos e fraldas ele recebe gratuitamente no postinho e a médica vem visitá-lo aqui em casa. Então, falar sobre essa data é muito importante, porque as pessoas com deficiência também precisam receber o acesso à educação, saúde, trabalho, como todos. Isso é um direito e deixa a nossa vida mais acessível”, conclui.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°