
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), participou no sábado, 13, em Guaraí, do segundo encontro da ação estratégica do programa “TCE de Olho no Futuro: Aliança pela Primeira Infância”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). A iniciativa tem como foco o fortalecimento da rede de proteção de crianças no Tocantins, por meio da capacitação de conselheiros e da orientação aos gestores municipais.
A equipe da Superintendência de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju esteve à frente das atividades, que uniram treinamento prático e sensibilização sobre o Marco Legal da Primeira Infância.
Na ocasião, gestores municipais participaram da palestra“A Política da Primeira Infância nos Municípios: A Importância do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI)”, ministrada pelo gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Vanilson Silva, que ressaltou o PMPI como um instrumento estratégico para direcionar investimentos em áreas como saúde, educação, assistência social e cultura, assegurando o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.
“Investir na Primeira Infância é o melhor investimento que um gestor pode fazer. O Plano Municipal pela Primeira Infância não é um documento que fica na gaveta; é uma ferramenta de gestão que orienta esforços, otimiza recursos e garante um crescimento saudável, seguro e cheio de oportunidades para nossas crianças”, afirmou o gerente Vanilson Silva.
Capacitação
Os conselheiros tutelares e de direitos presentes receberam instruções sobre o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Módulo Conselho Tutelar (Sipia-CT), sob a orientação do coordenador estadual do Sipia-CT, Marcos Bejamin. A atividade ocorreu na carreta de tecnologia do Sistema Fieto, equipada para proporcionar um ambiente moderno e interativo de aprendizado.
“O Sipia é estratégico para elaboração das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, pois permite a geração de dados estatísticos de forma instantânea. Isso possibilita avaliar serviços, identificar perfis das vítimas e violadores, bem como os direitos mais violados. O minicurso foi pensado para aumentar a precisão dos indicadores e subsidiar ações com base em evidências concretas”, explicou o coordenador Marcos Bejamin.
Até o momento, 64 profissionais já foram capacitados nos encontros regionais realizados em Miracema e Guaraí.
Programação
As ações do programa seguem no interior do estado, com calendário previsto para os municípios polo de Dianópolis (20/09), Gurupi (27/09), Araguatins (04/10) e Araguaína (18/10).
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°