
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), oferece atendimento a vítimas de violência por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) do Hospital Geral de Palmas (HGP). Adolescentes, adultos e idosos recebem acolhimento, atendimento humanizado e especializado de uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos generalistas, psiquiatra e ginecologista.
O Nuave já realizou 4.299 atendimentos neste ano, dando apoio a toda pessoa que esteja em situação de violência ou com suspeita de violência, seja ela violência física interpessoal, violência autoprovocada, violência sexual, negligência e abandono, bem como a realização da assistência às pessoas com ideação e planejamento de autoextermínio e automutilações.
A psicóloga responsável pelo Nuave, Raphaella Pizani, explica como funciona o núcleo, que já atende há sete anos no HGP. “Nós realizamos uma busca ativa no pronto-socorro do hospital, pois, principalmente, as vítimas de violência doméstica não declaram as lesões como violência. Ressaltamos para a paciente que a culpa nunca é da vítima. Depois de identificar a violência doméstica, temos uma parceria importante com a Rede de Proteção da Mulher. Diretamente com a delegacia especializada da mulher, defensoria (Núcleo de defesa da mulher), Patrulha Maria da Penha”, ressalta.
“O Nuave se tornou um ponto de apoio à pessoa vítima de violência. A mulher que sofre violência, ela pode vir para o hospital, é uma situação mais fácil do que ir até a delegacia e nós conseguimos acionar a rede de proteção”, complementou a profissional.
Ainda segundo a psicóloga, “quando a vítima aceita denunciar, nós conseguimos nos organizar tanto com a delegacia quanto com o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o corpo de delito”. Encaminhamos ao Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), que é o núcleo da defensoria especializado para o atendimento da mulher. Nosso trabalho conta com toda essa rede de proteção que é articulada e a mulher recebe alta médica após a medida protetiva, no intuito de garantir a proteção da mulher”.
Trabalho conjunto
O Nuave conta com parceiros como Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA) Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)) Defensoria Pública – núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), Ministério Público do Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça do Tocantins.
O núcleo também articula com os pontos de atenção à saúde para a continuidade da assistência, dentre os diversos pontos cita-se o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), local destinado a atender crianças e adolescentes de até 17 anos com transtornos mentais graves e persistentes.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°