
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realiza nesta sexta-feira, 26, a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Com a temática“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento ocorre na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, das 8h às 18h, reunindo representantes de conselhos municipais, estaduais e da sociedade civil.
A iniciativa é promovida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), vinculado à Seciju. Durante o encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos, entre eles o fortalecimento de políticas de proteção à vida e o papel dos conselhos de direitos. Ao final, 10 delegados (cinco da sociedade civil e cinco do poder público) serão escolhidos para representar o Tocantins na Conferência Nacional, em Brasília/DF, onde defenderão as propostas aprovadas para inclusão no plano federal.
A conferência tem como objetivo debater políticas públicas, estratégias de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e consolidar as propostas levantadas nas etapas regionais, realizadas entre maio e junho nos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta, Gurupi, Dianópolis e Palmas. Na ocasião, também foi ministrada uma palestra pelo promotor titular da 15ª Promotoria de Justiça de Palmas, Paulo Alexandre Rodrigues, que abordou os direitos da pessoa idosa.
Na abertura do evento, o secretário executivo da Seciju, Hélio Marques, destacou a relevância do encontro. “Parabenizo o esforço de todos e desejo que desta conferência surjam ideias positivas para fortalecer as políticas voltadas às pessoas idosas. Sei que daqui sairão delegados comprometidos, capazes de representar bem em Brasília e de trazer propostas adequadas para o plano nacional, garantindo avanços importantes para nossa sociedade e, em especial, para o Tocantins”, pontuou.
O superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Jessé Nascimento, ressaltou o papel da superintendência em garantir a escuta da população. “A superintendência de Direitos Humanos, junto com a Seciju, tem se esforçado para promover conferências que dão voz à sociedade civil e garantem que as necessidades das pessoas idosas cheguem ao governo. O objetivo é transformar a escuta em ação, fazendo com que as políticas públicas saiam do papel e sejam, de fato, implementadas”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Valtrude Messias, defendeu a ampliação de políticas específicas para o segmento. “Já conquistamos avanços e até prêmios nacionais, mas é preciso estruturar no estado uma representação oficial que garanta de fato nossos direitos. Já trabalhamos muito e agora queremos viver com dignidade, tendo nossas necessidades respeitadas”, destacou.
A professora e representante das pessoas idosas, Jodalci Soares, reforçou a valorização da experiência e da presença ativa na sociedade. “Não somos velhos, somos pessoas vividas, com muitas experiências e muito a ensinar. Ser idoso não significa parar, mas sim continuar participando da vida, cuidando da saúde e convivendo com filhos e netos. Precisamos de respeito, oportunidades e espaço em eventos, porque ainda temos muito a contribuir para a sociedade”, declarou.
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Governo do Tocantins promove o projeto “Remição pela Leitura” e incentiva educação e ressocialização de egressos em Palmas
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins Mín. 20° Máx. 28°