
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) alinhou nesta quarta-feira, 7, com as diretorias dos hospitais estaduais, ações pontuais para uma melhor assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), discutiu o abastecimento dos hospitais, a manutenção predial, as cirurgias eletivas e o controle da covid-19 e da dengue.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, apresentou os avanços dos últimos três meses de 2023. “Tivemos a implantação do prontuário eletrônico em Arapoema e Araguaína; 30% do total das 18 mil cirurgias eletivas foram realizadas nos últimos meses do ano e quero destacar a participação de todos os servidores dos nossos hospitais neste feito histórico. Conseguimos honrar os compromissos financeiros com prestadores de serviços e fornecedores, garantindo o índice de abastecimento recorde e aumentamos o Teto da Média e Alta Complexidade, com o maior valor já incorporado pelo Ministério da Saúde ao estado do Tocantins, que acrescentou o valor anual de mais de R$ 91,5 milhões a partir de dezembro de 2023”, destacou o gestor.
"Temos a felicidade de dizer que seguimos com os serviços a todo vapor, porque tudo que precisamos a Secretaria tem suprido, sejam medicamentos, insumos ou equipamentos. Isso reflete na assistência à população, que é acolhida em nossa unidade”, reforçou a diretora-geral do Hospital Regional de Arapoema e Maternidade Irmã Rita, Maria Coppo.
Para a manutenção dos estoques regulares, o diretor de Suprimento Hospitalares da SES/TO, Gileno Dias de Oliveira, orientou para um planejamento. “Quando a unidade hospitalar tem um levantamento das suas demandas, ela prevê o que vai usar durante um mês, por exemplo. Com isso, é possível programar as compras e a distribuição, além de garantir um fluxo ininterrupto por todo o tempo e, consequentemente, a continuidade dos serviços assistenciais”, pontuou.
Quanto à manutenção predial, a superintendente de Gestão Administrativa, Lisiara Vieczorek, apresentou as ações das equipes para o atendimento das unidades. “Temos responsáveis técnicos disponíveis para orientar as equipes dos hospitais a planejarem as adequações ou reparos, conforme a prioridade e a urgência de cada prédio”, salientou.
Vigilância
A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, falou sobre o período sazonal de aumento de casos da covid-19 e da dengue e orientou a prevenção. “O período que compreende as festividades de final de ano, o verão e o Carnaval, é a época em que temos a facilidade de circulação do vírus da covid-19, mas estamos dentro do índice esperado e seguimos monitorando. Contudo, as equipes dos hospitais estaduais devem fazer, de forma rigorosa, o uso da máscara e manter a vacinação em dia”, enfatizou.
A superintendente acrescentou que “outro agravo desta época do ano, é o crescimento no número de casos das arboviroses, com destaque para a dengue, que é a com maiores índices de registro. O Tocantins tem, até o momento, 66 casos confirmados em 2024, mas como o país está em situação de alerta, pedimos que a vigilância comece pelas nossas unidades e se expanda com orientações à população”.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°